Durante as aulas, as meninas aprendem um pouco de cada função que compreende o universo da moda, da produção ao desfile - Divulgação
Durante as aulas, as meninas aprendem um pouco de cada função que compreende o universo da moda, da produção ao desfileDivulgação
Por O Dia

Rio - Subir nas passarelas, desfilar, virar modelo ou estilista é o sonho de muitas meninas. Para transformar este desejo em realidade, estão abertas as inscrições do projeto gratuito ModaDonana, criado há um ano, em Belford Roxo. 

Antes de tomar forma de curso de moda, a ideia inicial do projeto surgiu como oficina e uma troca de experiências inspirada na carreira da idealizadora do ModaDonana. A modelo e produtora de moda Alexia Santos.

"Muitas meninas tinham curiosidade sobre esse universo e de como era ser modelo. A gente trocava ideia, dei umas dicas de passarela, de como desfilar e o resultado me surpreendeu. Houve muito mais interesse do que eu imagina e vimos a necessidade de aumentar e aprofundar mais o projeto. Elas aprendem a desfilar, desenhar, corte e costura, produção de moda e ampliamos a todos os campos da moda.", explica Alexia Santos, de 19.

Uma das primeiras alunas da iniciativa, Stefany Carolina, entrou no curso pelo sonho de ser modelo, mas, ao longo das oficinas, descobriu outras facetas da moda. "Meu sonho era desfilar, mas quando todo o universo da moda me foi apresentado, eu me apaixonei pela produção e acabei me descobrindo como estilista. Gosto de criar peças e produzir os desfiles", destaca. 

Moda inclusiva

Engana-se quem pensa que só as altas e muito magras podem participar do projeto. Um dos objetivos das oficinas é desconstruir padrões de beleza. "Nosso foco é fazer uma moda inclusiva, para todos, sem definir padrões. O curso é para qualquer pessoa que queira fazer e para todos que têm um sonho. E costumo sempre citar uma frase de Roberto Shinyashi que diz: 'Tudo que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado'", avisa Alexia.

As novas turmas começarão a ser formadas nesta semana. Podem participar meninas a partir de 14 anos. As inscrições devem ser feitas pelo telefone 2662-2373 ou no Centro Cultural Donana, onde o projeto é desenvolvido. O endereço é Rua Aguapeí, 197, no bairro Piam.

Dificuldade na carreira

Quando começou a modelar, há quatro anos, Alexia enfrentou diversas barreiras. A primeira delas, financeira. Diante desta situação, nascia o ModaDonana. "Os cursos são caros, nem todos podem pagar. Eu mesma ganhei uma bolsa e mesmo com desconto foi difícil para pagar. Morando na Baixada é ainda mais complicado. A maioria dos cursos fica no Rio e os desfiles também são longe. Muitas vezes, desisti de trabalhos por não ter como pagar passagem. A partir das minhas dificuldades vi que outras meninas passavam pelo mesmo que eu e eu podia ajudar", salienta a modelo.

Nilópolis tem aulas de samba

A Prefeitura de Nilópolis está com matrículas abertas para oficinas de samba com o professor Geraldo Paulista, do G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis. São aulas de dança afro e percussão (maracatu, coco, ijexá, jongo e samba de roda) e 30 vagas para cada modalidade, ministradas aos sábados, às 9h, a partir do dia 6 de outubro.

Para se inscrever, basta ir à Praça dos Meninos, na Rua Luis Gonzaga, s/nº, bairro Cabral. É necessário levar duas fotos 3×4, cópias dos documentos, além de doar uma lata de leite em pó.

Você pode gostar
Comentários