Diante da deficiência em área de lazer, ONG Visão Mundial cria área com equipamentos de diversão e jogos - Fotos de Divulgação
Diante da deficiência em área de lazer, ONG Visão Mundial cria área com equipamentos de diversão e jogosFotos de Divulgação
Por O Dia

As melhores lembranças da infância são os momentos de diversão e brincadeiras que, das mais elaboradas até as mais simples, ficam gravadas na memória. Para garantir uma infância recheada de alegria, a ONG Visão Mundial vai montar uma brinquedoteca para mais de 600 crianças e adolescentes da Escola Municipal América Xavier da Silveira, em Nova Iguaçu.

"As crianças aprendem brincando e não estamos nos referindo exclusivamente ao horário do recreio. O espaço e tempo destinados ao recreio são essenciais para promoção do brincar livre das interações sociais e do contato com a natureza. A criança precisa aprender e experimentar novas possibilidades, elaborar autonomia de ação e organizar emoções. Não existe um tempo e um espaço correto ou errado, isso deve ser pensado e adequado ao contexto e à faixa etária dos alunos. O importante é garantir que há um espaço disponível, bem conservado e seguro que dispõe de recursos para promover as brincadeiras infantis", explica Andréa Freire, assessora nacional de Educação da Visão Mundial Brasil.

A ação, que faz parte de um projeto desenvolvido pela ONG, visa avaliar a existência de um espaço para as crianças brincarem e as condições em que esses espaços e brinquedos se encontram. Segundo o levantamento feito pela Visão Mundial, das 10 escolas avaliadas de Nova Iguaçu apenas uma possui área de lazer. Na última quinta-feira, brinquedos foram montados na Escola Municipal América Xavier da Silveira, em Rancho Fundo, e nesta semana o espaço será inaugurado.

Pela plataforma digital (www.visaomundial.org/diadascriancas) os voluntários poderão entrar em contato com a ONG. Podem ser feitas doações para compra de material de reforma, brinquedos/jogos, mobília ou equipamentos que a escola precise pelo link ou www.visaomundial.org/escolhaempresa/. É possível também se cadastrar como voluntário para trabalhar nas ações e ajudar doando tempo.

A Prefeitura de Nova Iguaçu informou que tem investido na reforma, ampliação e construção de escolas. Desde o início da atual gestão, cinco unidades já foram reformadas, três estão com obras de reforma em andamento e outras duas novas escolas sendo erguidas em Corumbá e Parque Boa Ventura.

Além disso, a prefeitura disse que já iniciou a construção de seis creches com área de lazer para as crianças compostas por parquinho, brinquedoteca e sala multiuso.

Você pode gostar
Comentários