Jogos reunirão mais de 18 modalidades a serem disputadas por 12 mil jovens. Evento será realizado em diferentes cidades da Baixada - FOTOS DIVULGAÇÃO
Jogos reunirão mais de 18 modalidades a serem disputadas por 12 mil jovens. Evento será realizado em diferentes cidades da BaixadaFOTOS DIVULGAÇÃO
Por O Dia

Foi dada a largada para a 24ª edição da Olimpíada da Cidadania, evento organizado pela ONG Sublime, em Belford Roxo. A competição vai reunir mais de 20 modalidades esportivas e cerca de 12 mil atletas do Rio, Espírito Santo e de Minas Gerais.

Os jogos começaram ontem e hoje também terá competição de vôlei, futsal e handebol. As disputas serão realizadas sempre nos fins de semana e vão até 2 de dezembro nos municípios de Belford Roxo, Mesquita, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Queimados.

A Olimpíada vai reunir ainda modalidades esportivas como basquetebol, basquetebol de rua, futebol de campo, corrida rústica, atletismo, tênis de mesa, natação, caratê, xadrez, passeio ciclístico, judô, taekwondo, skate, badmínton, ginástica rítmica, entre outros. Os vencedores ganharão troféus e medalhas.

"A Baixada Fluminense é um grande celeiro de talentos e esses jovens esperam apenas uma oportunidade de mostrarem seus valores, talentos e, quem sabe, ter o esporte como um futuro promissor", enfatizou a idealizadora e organizadora dos jogos, Jandira Rosa, presidente da ONG Sublime. 

Para muitos dos jovens, a competição pode ser o primeiro passo na busca pelo sonho de se tornar atleta profissional. Gustavo Andrade, de 16 anos, participa da Olimpíada pela sexta vez. Morador de Belford Roxo, o jovem joga futebol e conta que o esporte trouxe benefícios que vão além das quatro linhas. "É gratificante participar, e me ajuda muito a melhorar o meu rendimento na escola. Os jogos permitem que a gente conheça muitas pessoas, desenvolva nossas habilidades, aprenda com os colegas e seja observado pelos olheiros do esporte", comentou o atleta.

Jandyra Rosa acredita na força da iniciativa para fazer com que a região seja mais valorizada. "O evento é uma forma de envolver os jovens em dinâmica saudável, divertida e inclusiva. É gratificante ver a garotada à espera das atividades e ansiosos pelas competições".

HISTÓRIA DE 24 ANOS

Foi em 1995 que aconteceu a primeira edição. Na época, foram reunidos 300 crianças e adolescentes. A cada ano o número de inscritos aumentava e no ano passado bateu o recorde: foram mais de 12,8 mil atletas na disputa. "Fico muito feliz por acompanhar a evolução dos jogos ao longo desses 24 anos e proporcionar diversão e alegria para essas crianças. O número crescente de participantes reforça o grande interesse pelo esporte e pelo lazer. E é assim que deve ser marcada a infância de cada um, com entretenimento e educação", disse Jandyra.

A competição tem patrocínio da Bayer, uma empresa farmacêutica e química, com unidade em Belford Roxo.

PARALIMPÍADA

Além da Olimpíada, há 13 anos a Paralimpíada da Cidadania também foi incorporada ao calendário de competições. Cerca de mil jovens terão a oportunidade de participar, nos dias 22, 23 e 24 de novembro, de diversas modalidades como natação, vôlei adaptado e tênis de mesa.

O cronograma completo das atividades está disponível na central de atendimento da ONG Sublime: 3662-1677. A entrada nas competições é gratuita.

Você pode gostar
Comentários