Por

A Prefeitura de Japeri pretende expandir, a partir de 2019, o atendimento a pessoas com deficiência, ampliando os núcleos do Projeto Esportes Adaptados. O programa é destinado aos portadores de sequelas provenientes de poliomielite e os lesados medulares e cerebrais. Levantamento aponta que, atualmente, município tem cerca de 29 mil pessoas com alguma deficiência número equivalente a 28,82% da população.

Segundo o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, José Célio de Araújo, as atividades físicas trazem diversos benefícios para os portadores de deficiência. "Melhoram as condições cardiovasculares de quem pratica, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor", afirma.

O projeto já conta com uma quadra coberta adaptada para os participantes do projeto. Localizada no bairro Parque Marabá, tem atividades às quartas-feiras que envolvem várias secretarias, entre elas a de Assistência Social e do Trabalho, além de contar com equipe multidisciplinar para atendimento pedagógico, psicológico, físico e motor.

Socialização

As atividades físicas, além de garantirem a melhora na saúde dos portadores de necessidades, serve também para socializar. "A nossa ideia é oferecer um pouco mais de conforto e sociabilizar as crianças com deficiência, de forma que aconteça, de fato, a inclusão. São crianças de famílias sofridas que precisam de maior atenção e integração social", avalia Márcio Rodrigues Rosa, secretário de Assistência Social e Trabalho.

Você pode gostar
Comentários