Público poderá assistir a peças adultas e infantis, com grupos teatrais de vários municípios
 - divulgação
Público poderá assistir a peças adultas e infantis, com grupos teatrais de vários municípios divulgação
Por

Nova Iguaçu vai celebrar a arte dramática. As cortinas dos teatros Sesc e Sylvio Monteiro, ambos na cidade da Baixada Fluminense, estarão abertas, a partir do dia 9, para a 17ª edição do Festival EncontrArte. A maratona terá um total de dez espetáculos ao longo de seis dias. O evento também irá promover oficinas e palestra.

Para a abertura, a peça 'Terra Oca', com integrantes do Circo Marcos Frota o ator é o homenageado do festival. No espetáculo de estreia, os artistas do Unicirco irão transformar o palco do Sesc em um grande picadeiro, onde contarão as aventuras de um jovem imperador na fictícia Terra Oca.

O Festival EncontrArte tem como objetivo estimular o intercâmbio entre grupos da região e de outros municípios do Estado do Rio, com espetáculos e oficinas. Participam desta edição companhias das cidades de São João de Meriti, Guapimirim, Queimados, Nova Iguaçu e do Rio de Janeiro.

"As companhias de fora têm a oportunidade de conhecer uma Baixada Fluminense que elas nunca verão nos noticiários nacionais, podendo levar a hospitalidade e o amor de nosso povo, junto com um pouco de nossa beleza e riqueza cultural", afirma Tiago Costa, um dos diretores do festival.

Ao longo de 16 anos do EncontrArte foram apresentados 247 espetáculos, além de 32 oficinas, 12 seminários e reuniu mais de 100 coletivos da Baixada Fluminense em apresentações de espetáculos, cortejos e performances artísticas. Cerca de 200 mil pessoas já passaram pelo evento, que prestou 55 homenagens a artistas conhecidos nacionalmente e da própria região.

O projeto visa ainda movimentar o mercado de espetáculos e produções, proporcionando trabalho e renda para artistas, técnicos e profissionais prestadores de serviço diretamente ligados ao setor.

Personagem

Indicado para a 31ª edição do Prêmio Shell de Teatro na categoria Melhor Ator, Leandro Santanna, de Queimados, será o homenageado da região. Ele vai encarnar o escritor e jornalista Lima Barreto no espetáculo 'Lima Entre Nós Um Tributo a Lima Barreto'. O ator já participou de 10 filmes e dezenas de séries e novelas na televisão em 20 anos de carreira. Ela atualmente participa da Companhia Teatral Queimados Encena, fundada por ele, em 2003, além de ser um dos idealizadores e pertencer à Rede Baixada Encena.

Você pode gostar
Comentários