Curso prepara os alunos para o mercado de trabalho na gastronomia ou para quem gosta de cozinhar - FOTOS Luciano Belford
Curso prepara os alunos para o mercado de trabalho na gastronomia ou para quem gosta de cozinharFOTOS Luciano Belford
Por

TA onda de realities shows sobre gastronomia despertou no brasileiro o desejo de colocar a mão na massa. Mas há quem tenha visto na culinária, uma nova profissão ou mesmo uma forma de melhorar a renda familiar. Afinal, a crise está em todos os lugares.

Com cursos de confeitaria, cozinheiro, doceiro, cake design e food truck o Instituto de Gastronomia, em Nova Iguaçu, tem os mais variados alunos. "Os realities realmente incentivaram as pessoas na gastronomia, tanto que temos alunos que são advogados, professores, médicos que querem aprender só por hobby. Mas existem aqueles que buscam uma qualificação profissional, e entrar no mercado de trabalho ", diz Cristiane Nascimento, gestora do instituto.

"O Instituto de Gastronomia foi criado por uma bióloga que não entendia nada de cozinha. Ela ia casar e na cidade onde morava no Espírito Santo não faziam o doce. Ela resolveu fazer. Com o tempo passou a receber encomendas, até decidir criar o instituto", conta.

Com turmas formada por seis pessoas, os alunos trabalham com eletrodomésticos que teriam em casa. "Não são todos que possuem um fogão industrial ou equipamentos utilizados nas cozinhas de grande porte. Por isso, eles fazem os doces ou salgados em um fogão comum. É uma forma de facilitar aqueles que ao concluírem o curso, irão investir no próprio negócio", explica Cristiane Nascimento.

Sustento do filho

A decisão de fazer um curso de cake master mudou a vida da ex-vendedora Kathleen Priscila da Conceição. Mãe solteira e recebendo um salário que não permitia sustentar o filho, ela decidiu investir em um nova profissão.

"O curso abriu as portas para mim. Inicialmente vendia bolos e doces para a família e amigos. Passei a receber encomendas, já tenho até uma página no Facebook. Com o que ganho poso sustentar meu filho, isso é muito importante.Quero aprender mais, desta forma oferecer mais doces", revela. O Instituto de Gastronomia fica na Avenida Marechal Floriano, 2187, Nova Iguaçu. Telefone: (21) 2668-0807.

Você pode gostar
Comentários