Lojas abrem vagas de vendedores para atender os consumidores - Divulgação
Lojas abrem vagas de vendedores para atender os consumidoresDivulgação
Por O Dia

Rio - O Natal representa alegria, comemoração e presentes para muita gente. Mas também significa renda para centenas de pessoas que estão desempregadas: são os trabalhos temporários. E que podem se tornar fixos.

Este ano ainda estão em aberto cerca de duas mil vagas na Baixada Fluminense, a maior parte em lojas de shoppings. Mas a efetivação não será para todos. Segundo Telmo de Oliveira, diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Nova Iguaçu e região, aproximadamente 10% se manterá empregada.

"Estamos vindo de um mercado que está saindo da retração. Há uma recuperação lenta onde os trabalhadores procuram por vaga de trabalho. A informalidade tem absorvido essa mão de obra. Neste instante não há como prever, com precisão, quantos temporários serão efetivados. No entanto, deve ficar em torno de 10%", prevê Telmo.

O economista chefe da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), João Gomes, afirma que o mercado de empregos apresentou em setembro números positivos com o aumento da contratação, mas ainda é cedo para comemorações", analisa.

"A tendência é os empresários abrirem mais vagas. Tivemos três anos - 2015,2016 e 2017 - negativos. Este ano há uma expectativa de recuperação. Acredito que haverá uma ampliação gradativa de vagas de emprego", diz.

Dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC) apontam a abertura de um total de aproximadamente 70 mil vagas de trabalho, sendo em torno de 48 mil, nas áreas de vestuário, hipermercados e supermercados.

Embora a maioria das vagas tenham sido preenchidas, muitas lojas continuam aceitando currículos, como nos shoppings Grande Rio, em São João de Meriti, e o Shopping Nova Iguaçu, onde cerca de 20 lojas estão com vagas temporárias.

"Esse também é um momento importante para os interessados mostrarem suas competências e, quem sabe, serem efetivados após o Natal. As vagas para gerência, por exemplo, são definitivas", comenta Thaminne Cerqueira, gerente de Marketing do shopping Nova Iguaçu.

Oportunidade

Depois de oito meses desempregado Henrique Santos, de Duque de Caxias, conseguiu uma vaga. "A minha única renda neste tempo foi vender doces na frente de casa. Espero ficar empregado", espera.

Objetivo realizado

A história de Marcel Felipe Omena, de 34 anos, é um exemplo do temporário que chegou a gerente. Em 2004 foi contratado como vendedor de uma loja de malas e bagagens. Determinado a conquistar a vaga de efetivo, não mediu esforços para mostrar que merecia a oportunidade.

"Um fator decisivo para a minha efetivação foi ter me destacado nas vendas. Quando busquei uma vaga temporária, estava determinado a ficar, para isso, busquei me empenhar ao máximo, tanto que consegui ter um volume maior de vendas que um funcionário fixo. E minhas promoções vieram como consequência de meu desempenho e motivação ao longo dos anos", diz Marcel.

 

Você pode gostar
Comentários