Vinicius  Gabriel e Juan Ribeiro se preparam para oito anos de muito suor e treino com os professores da escola do Bolshoi, em Santa Catarina - FOTOS Luciano Belford/Agência O DIa
Vinicius Gabriel e Juan Ribeiro se preparam para oito anos de muito suor e treino com os professores da escola do Bolshoi, em Santa CatarinaFOTOS Luciano Belford/Agência O DIa
Por Antonio Augusto Puga

Vinicius Gabriel Pedro e Juan Ribeiro têm muito em comum. Mais do que os 11 anos de vida trouxe para eles. Nascidos e vivendo em comunidades da Baixada Fluminense, eles estão prestes a realizar um grande sonho.

Apesar de vivenciarem uma série de problemas, eles derrotaram centenas de meninos e meninas de sua faixa etária, e realizaram seu sonho: entrar na Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville, no estado de Santa Catarina.

Mas até chegarem à etapa final da seleção, eles tiveram que encontrar o apoio em suas mães, a auxiliar de serviços gerais Sandra Elisa Avila, atualmente desempregada, e a gari da Comlurb Vania Lúcia Rieiro. "Foi um tempo difícil porque Juan teve que enfrentar preconceitos na escola e na comunidade. Mesmo assim, não desistiu. Sempre gostou de dançar, fiz um grande esforço para ele aprender balé numa academia particular", revela Vania.

HISTÓRIA SEMELHANTE

A história de Vinicius não é muito diferente."Enfrentamos todo o tipo de dificuldade. Mas a nossa história se mistura com o Instituto Mundo Novo, que nos ajudou e conseguiu tudo para esta vitória que ele conquistou", conta Sandra Elisa.

Vinicius e Juan se conheceram na seletiva no Rio. "Eles estavam esperando a vez do teste e acabaram ficando amigos", conta uma das diretoras da ONG, Bruna Simãozinho.

"Quando Vinicius chegou aqui no instituto era um menino quieto, mas com uma grande vocação para o balé. Aliás, a irmã mais nova, com 8 anos, pode ser em breve uma nova integrante do Bolshoi", comenta Bruna.

A entidade tem tradição na dança. Já participou do Festival de Dança de Joinville. Graças a isso, conseguiu casa, emprego e escola para Vinicius e a sua mãe.

Você pode gostar
Comentários