oficina de velas  - Divulgação
oficina de velas Divulgação
Por O Dia

A um mês do Natal ainda dá tempo de aumentar a renda e garantir a ceia. É que nesta época muita gente aproveita para ganhar um dinheiro extra com artesanato, uma saída, por exemplo, para quem está fora do mercado de trabalho formal. Algumas prefeituras da região estão com vagas abertas em cursos e oficinas que estão produzindo e apostando na venda de artigos natalinos como velas, guirlandas e outros enfeites. 

Em Belford Roxo, nas oficinas de artesanato da Casa da Cultura, próximo ao mês de dezembro, as alunas produzem produtos natalinos para serem vendidos.

Em busca de renda extra, em São João de Meriti, a prefeitura está oferecendo duas oficinas: uma de fuxico, na terça-feira, às 9h30 e outra de confecção de guirlanda, na quinta-feira, às 14h.  "Nós ensinamos as técnicas, damos dicas de onde comprar material e sugestões de preço para que elas consigam ter lucro", afirma a superintendente da Mulher, Ana Claudia Alves.

O aroma está diferente no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (Celti). É que os idosos estão aprendendo a confeccionar velas natalinas aromatizadas. As aulas de artesanato irão ensinar aos alunos como obterem uma fonte de renda utilizando produtos que seriam desperdiçados no Meio Ambiente ou até mesmo garantir o presente do Natal para a família. Na aula das velas aromáticas, um dos produtos utilizados foi o óleo de cozinha saturado. 

Em Duque de Caxias, a Casa da Mulher Caxiense Ruth Cardoso também oferece oficinas de fuxico, feltro, patchwork, pintura em tecido, reciclados e decoupage.

ONDE SE MATRICULAR

As matrículas para o curso de artesanato de Belford Roxo podem ser feitas de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, na Casa da Cultura, na Av. Bob kennedy, bairro Piam.

As inscrições para a oficina de fuxico de São João de Meriti vão até amanhã. Já as de guirlanda estarão abertas até terça-feira, no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), na R. Defensor Público Zilmar Pinaud, 122, em Vilar dos Teles. Já os idosos interessados em participar das oficinas em Queimados devem ir até a unidade, na Av. Maracanã, Vila Pacaembu, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

Já a unidade de Duque de Caxias fica na Alameda Rui Barbosa, lote 8, quadra 17, Jardim Primavera.

Você pode gostar
Comentários