Os garotos Paulo Roberto, Isac Borges, Paulo Cesar E Caio Cesar exibem suas conquistas
 - Fernanda Dias / Agência O Dia
Os garotos Paulo Roberto, Isac Borges, Paulo Cesar E Caio Cesar exibem suas conquistas Fernanda Dias / Agência O Dia
Por Aline Cavalcante

Rio - Rei, rainha, dama, bispo, cavalo, torre e peão. Já ouviu falar destes termos? Assim são nomeadas as peças de xadrez, esporte que exige raciocínio, concentração e estratégia. O jogo está cada vez mais popular na região. Em Mesquita tem até uma sala pública exclusiva para a prática e os atletas têm conquistado medalhas nas competições regionais e estaduais.

Isac Borges, 6 anos, Caio Cesar, de 12 anos, e os irmãos Paulo Cesar, de 11, e Paulo Roberto, de 14, subiram ao pódio do Circuito de Xadrez do Rio. O caçula do grupo, aliás, foi campeão na 5ª etapa do circuito, na categoria sub-8. Ele disputou com outros 63 competidores na busca pelo prêmio.

Treinando há apenas sete meses, o menino é a grande promessa da cidade. O excelente desempenho surpreendeu a mãe do menino. "Estou impressionada com o desenvolvimento dele. Quando eu o incentivei a participar, pensei apenas em melhorar o desempenho dele na escola, não imaginei que ele teria tanto talento e fosse se destacar", disse Erica Borges.

Caio Cesar foi vice-campeão na 4ª etapa, na categoria sub-12. Ele conheceu o jogo em casa, com a mãe, pelo computador. "Via minha mãe jogando e me interessei. Ela me ensinou e gostei. Aí, um dia, teve uma aula na minha escola e pedi ao instrutor para me ensinar. Entrei para a equipe da cidade que treina na sala de xadrez e agora estou competindo".

Esporte exige do competidor concentração, raciocínio e estratégia - Fernanda Dias / Agência O Dia

O esporte virou coisa de família para Paulo Cesar e Paulo Roberto. O mais velho foi primeiro e depois levou o mais novo. Meu pai tinha um tabuleiro em casa e aprendi com ele este gosto", lembra Roberto. Foi vendo o irmão jogar que Cesar se interessou. "Eu o via jogando e pedia para me ensinar. Hoje nós dois jogamos".

Futuro promissor

Para o instrutor da equipe, Josimar Barros, os jovens têm muito a ganhar dentro do esporte. "Eles têm aptidão para o xadrez. São extremamente dedicados aos treinamentos, disciplinados e estrategistas. Se continuarem assim, vão longe".

A aceitação ao esporte surpreendeu Josimar, que começou o projeto há um ano com a inauguração da sala de xadrez. "Quando eu comecei o objetivo era difundir o esporte e mostrar que ele pode ser praticado por qualquer pessoa. O intuito é a inclusão. Tornar esses meninos cidadãos de bem é a minha recompensa. Vê-los ganhando nas competições e levando tão a sério foi uma surpresa e um bônus do nosso trabalho".

Xadrez na Baixada

Em São João de Meriti, a sala pública de xadrez fica na Vila Olímpica. Já Belford Roxo tem oficina gratuita na Vila Olímpica, na Rua General Mariano de Medeiros, no bairro Wona; na Rua Celi, Nova Piam, e na Rua Nunes Sampaio, em Andrade de Araújo. A sala de Mesquita fica na Estrada Feliciano Sodré 2.931, no Centro, e atende crianças a partir dos 6 anos.

Você pode gostar
Comentários