Para a competição, os jovens elaboraram o projeto teórico e o prático, que incluiu a montagem de um robô  - Divulgação
Para a competição, os jovens elaboraram o projeto teórico e o prático, que incluiu a montagem de um robô Divulgação
Por O Dia

Rio - Melhorar o trânsito e facilitar a circulação de pedestres e veículos com soluções tecnológicas. Esta é a proposta de alunos do Colégio Estadual Adriano Hipólito, em Nova Iguaçu. O projeto que incluiu a montagem e a programação de um robô deu aos jovens estudantes o quarto lugar no Torneio Brasil de Robótica.

O objetivo do grupo foi atualizar os semáforos, os pontos de ônibus e as faixas de pedestres no município de Nova Iguaçu. Não à toa, a ideia foi adianta porque os alunos observaram algumas necessidades de mudança no trânsito da cidade, como a inversão da mão de direção de algumas ruas.

"Fizemos a pesquisa, inclusive levantando o número de acidentes e mortes. Percebemos que o sistema que existe não leva em conta as inovações da cidade. Por isso, pensamos em uma proposta de revitalização e em soluções tecnológicas para modernizar o sistema atual. Seria muito bom apresentar nossas sugestões à prefeitura e quem sabe contribuir", comentou a monitora do projeto, Amanda Christina Lameira Gonçalves, de 18 anos.

A preparação para o campeonato começou em março e se intensificou nos últimos dois meses. Para a competição, os jovens elaboraram o projeto teórico e o prático que incluiu a montagem e a programação de um robô. "Sempre fui apaixonado pela área. Já participei de muitas competições, mas foi a primeira vez que uma equipe do Adriano Hipólito participou e já fez bonito. Os alunos se empenharam demais e mesmo com as dificuldades não desistiram", destacou Guilherme Machado, especialista em Robótica e coordenador da equipe.

A Equipe Fênix, como foi nomeada, concorreu na categoria High. Foram levados em consideração aspectos como Mérito Científico, Organização e Método e Tecnologia e Engenharia, além do desempenho no Desafio Prático na Arena, quando o robô criado pela equipe faz as atividades propostas. 

Você pode gostar
Comentários