Casais da campanha  - Divulgação/ Retratos do Bem
Casais da campanha Divulgação/ Retratos do Bem
Por O Dia

O Natal é uma festa que costuma despertar a solidariedade das pessoas e mexer com as emoções. Apesar disso, nesta época do ano, assim como nos outros feriados, as doações de sangue diminuem, segundo o Hemorio. Mas, no que depender de um grupo de fotógrafos da Baixada Fluminense os estoques dos bancos de sangue vão estar sempre abastecidos. O projeto Retratos do Bem dá miniensaios fotográficos para quem fizer uma doação de sangue. 

Há três anos os fotógrafos Sergio Carolino, 36, e a esposa Andressa Reis, 33, viveram um drama na família. O filho deles, Pedro Carolino, de apenas 3 meses, morreu com problema cardíaco. Foram meses intensos de luta pela vida e longos dias na rotina de hospitais. Neste período, Sergio e Andressa viram de perto as dificuldades das famílias e a luta por conseguir doadores de sangue. Foi aí que eles decidiram fazer da dor um gesto de amor.

"Foi um momento difícil para nós. Ele precisava fazer uma cirurgia, mas o estoque de sangue do hospital estava baixo e corria o risco de adiar a cirurgia por conta disso. Apesar disso, deu tudo certo, mas fiquei com isso na cabeça. E como a fotografia pra mim sempre foi um propósito maior que fotografar vi nela uma chance de fazer algo", contou Sergio.

Com a morte do pequeno Pedro, o projeto precisou dar uma parada para tomarmos um fôlego com tudo o que aconteceu, mas retornou este ano. "A gente vai abrir a campanha de tempos em tempos. Saber que podemos mudar a vida de alguém fazendo tão pouco é motivador", afirma.

A iniciativa do casal contagiou outros profissionais e amigos. "Falei do projeto para amigos fotógrafos e eles toparam entrar nessa com a gente e abraçaram a causa, somos em sete atualmente", contou Sergio.

"Conheço o Sergio e Andressa há muito tempo e quando conheci o projeto eu não tive dúvidas de que queria participar. É um privilégio", disse Augusto Cesar Candido, 26.

Quando ficaram sabendo da campanha, o casal Fernanda Figueiredo e Alan Moreira de Carvalho foram juntos doar sangue. "Foi a primeira vez que doamos sangue e vimos o quanto é importante, já que vida podem ser salvas. Depois desta experiência a gente fica com vontade de ajudar. E de quebra ainda ganhamos um ensaio lindo já que vamos casar este ano", comemorou Fernanda.

A cada dois meses a campanha será lançada na página @retratosdobem e quem fizer uma doação de sangue em qualquer hospital do SUS ganha o ensaio, que pode ser pra ela mesmo ou para presentear alguém. O próximo será em fevereiro, a ideia é aumentar as doações próximo aos feriados.

Você pode gostar
Comentários