Exposição 'Poéticas Femininas: Mulheres e Arte Naif reúne pinturas de quatro artistas da Baixada - DANILO SERGIO/DIVULGAÇÃO
Exposição 'Poéticas Femininas: Mulheres e Arte Naif reúne pinturas de quatro artistas da BaixadaDANILO SERGIO/DIVULGAÇÃO
Por O Dia

Duas exposições estão fazendo sucesso na Baixada Fluminense. 'O Olhar Pendular', do artista plástico Raimundo Rodriguez, no Complexo Cultural de Nova Iguaçu, e 'Poéticas Femininas: Mulheres e Arte Naif', no Sesc Duque de Caxias.

Produzida por artistas sem preparação acadêmica e sem a obrigação de usar técnicas elaboradas e abordagens convencionais nas obras, as pintura de Poéticas Femininas destacam as mulheres artistas da Baixada Fluminense. As obras de Elaine H. de Lira, Noeli Rocha, Sônia Monteiro e Susi Emerich são desenvolvidas a partir de questões cotidianas, memórias de infância, paisagens e retratos da cultura popular brasileira.

"Esta exposição é muito importante e motivadora para estas artísticas plásticas. É uma oportunidade que elas estão tendo de divulgar o trabalho delas", afirma Claudina Oliveira, produtora do evento.

'O Olhar Pendular', primeira exposição individual do artista plástico Raimundo Rodriguez, traz pinturas, esculturas e colagens exclusivas. Morador de Nova Iguaçu, Raimundo já teve suas obras exibidas em produções da Rede Globo, como nas séries "Hoje é dia de Maria", "A Pedra do Reino", no cenário da novela "Meu Pedacinho de Chão" e nas artes sacras de "Velho Chico".

O Complexo Cultural de Nova Iguaçu fica na Rua Getúlio Vargas 51, no Centro. A exposição vai até o dia xxxx. Já a mostra do Sesc vai até 15 de junho.

RAIMUNDO E ARTE

Raimundo Rodriguez é cearense, mas mora na cidade de Nova Iguaçu desde os 18. O primeiro contato de Raimundo com arte foi quando sua irmã Eunice mostrou a Colmeia de Pintores do Brasil, na Quinta da Boa Vista.

Ela percebeu o interesse do irmão aos 13 anos, quando ele desenhava e colava tudo nas paredes.

Raimundo começou como pintor, mas desde a década de 90 foi migrando para a pintura-objeto, que é uma técnica mista. Sua arte está espalhada por todos os cantos da casa.

Você pode gostar
Comentários