Moradores de Nova Iguaçu receberam ofertas de serviços gratutitos - Divulgação
Moradores de Nova Iguaçu receberam ofertas de serviços gratutitosDivulgação
Por O Dia
Rio - Desempregada há seis meses, a dona de casa Paola Costa da Silva, de 29 anos, saiu bem cedo para agendar um exame de mamografia e se cadastrar na ‘Agência Nova Iguaçu de Oportunidades’, alguns dos diversos serviços oferecidos pelo programa ‘Prefeitura Presente’, que realizou sua primeira edição deste ano na Praça de Adrianópolis, nesta terça-feira (14). Centenas de pessoas compareceram ao local e se beneficiaram dos serviços gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Nova Iguaçu.
"Não podia perder essa oportunidade de ter meu curriculum encaminhado ao mercado de trabalho. O emprego que surgir eu aceito, pois tenho uma filha de 3 anos para cuidar. Estou saindo daqui com esperança de emprego. Ainda tive tempo de cuidar da saúde, agendando a mamografia e verificando minha glicose", contou Paola, que antes trabalhava como operadora de caixa.
Publicidade
A ‘Agência Nova Iguaçu de Oportunidades’ é uma ação da Secretaria Municipal de Assistência Social, que trabalha o perfil da pessoa para o mercado de trabalho, ensinando, por exemplo, como cadastrar um curriculum e se apresentar numa entrevista de emprego. “A ideia é descentralizar os serviços. Adrianópolis é uma região que precisa da nossa atenção e é longe do Centro”, explicou a secretária de Assistência Social, Elaine Medeiros.
Além do agendamento de mamografia e da Agência de Oportunidades, o ‘Prefeitura Presente’ ofereceu aos moradores de Adrianópolis a realização de teste rápido de hepatite B e C, sífilis e HIV; pesagem para o Bolsa Família; aferição de pressão arterial e de glicemia capilar; caderneta do idoso; cadastramento e recadastramento do Bolsa Família e benefício de Prestação Continuada; agendamento de 1ª e 2ª via de RG, de carteira de trabalho e da carteira do idoso; reconhecimento de paternidade; Vale Social; ID Jovem; Matemática na Praça com a Fenig e a Suvam com orientações sobre o controle de roedores (PCR), caramujo (Malacologia), cuidados com água (Vigiágua), prevenção de desastres ambientais (Vigidesastres) e sobre dengue.
Publicidade
Sem fazer um exame de mamografia há três anos, a doméstica Vera Lúcia Fernandes, 61, comemorou por ter conseguido agendar o exame em poucos minutos. "Foi tudo muito rápido. Estava precisando me cuidar um pouco mais e esta é a grande oportunidade, pois moro longe do Centro. Agora não há mais desculpas para não me cuidar. Não podemos brincar com o câncer de mama, pois ele mata", afirmou a doméstica.
A diarista Maria Vanda Assis, de 58 anos, levou o marido Valdeir Gonçalves, 61, para fazer o cadastramento do Bolsa Família e realizar todos os testes rápidos, como o de glicose.
Publicidade
"Ainda verifiquei a pressão, que estava um pouco alta. Serviu para eu ficar em alerta. O Prefeitura Presente facilita nossas vidas e espero que volte mais vezes. Meu marido trabalhava como pedreiro e por problemas de saúde está desempregado. Nossa renda é baixa, então precisamos desses tipos de ajuda”, comentou Maria.
A próxima edição do ‘Prefeitura Presente’ acontece nesta quinta-feira (16) na Escola Municipal de Jaceruba, das 9h às 15h. Ano passado foram realizadas 31 ações, passando por diversos bairros.
Publicidade
As ações do ‘Prefeitura Presente’ acontecem com a participação das Secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação, Trânsito e Mobilidade Urbana, Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) e Superintendência em Vigilância Ambiental em Saúde (Suvam). Além de oferecer serviços públicos, o ‘Prefeitura Presente’ também tem lazer e educação, como o projeto Matemática na Praça, da Fenig, que serve para as crianças se divertirem e aprenderem sobre a matemática através de jogos.