Sandro Miranda leciona matemática na rede pública municipal de Duque de Caxias há três anos - Divulgação
Sandro Miranda leciona matemática na rede pública municipal de Duque de Caxias há três anosDivulgação
Por O Dia

Rio - Ensinar brincando. Este é o método de ensino adotado pelo professor de Matemática da rede municipal de Duque de Caxias, Sandro Miranda. Por meio de jogos didáticos, ele tentar facilitar o aprendizado em sala de aula. A experiência bem sucedida vai levar o docente para Havana, em Cuba, no próximo mês, para a Reunião Latino Americana de Matemática Educativa.

Sandro apresentará no congresso o trabalho "A Criação de Jogos Didáticos como Ferramenta Pedagógica para uma Aprendizagem Ativa, segundo Relatos e Vivência em Escola Pública no Rio de Janeiro". O trabalho é um relato das experiências vivenciadas no ano de 2018 com uma turma de 8º ano do Ciep Municipalizado Ministro Santiago Dantas. "Eu falo de uma sequência didática que foi aplicada em uma turma, quando notei que os alunos tinham muita dificuldade. Primeiro apresentei jogos pra eles como forma de desenvolver os conteúdos, depois pedi que eles criassem seus próprios jogos sobre polinômios," contou o professor, que há três anos dá aulas na rede pública de Duque de Caxias.

As atividades estimularam a criatividade e três alunos da turma propuseram a criação de um jogo sobre conteúdos de todas as disciplinas, mas que ao mesmo tempo fosse um jogo inclusivo, que permitisse a participação de estudantes com deficiência visual. "Criamos um audiogame no formato de quiz, que tinha como pano de fundo um anime. A ideia era trabalhar uma introdução à linguagem de programação, além de discutir diversidade e inclusão," explicou Sandro.

A apresentação do projeto em Cuba acontecerá do dia 7 a 12 de julho. Sandro Miranda é mestre em Física e Matemática, com especialidade em Biomatemática, pela Universidad de Granada, na Espanha, e especialista em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, pela UFF.

 

Você pode gostar
Comentários