Jaqueline e Raffael foram premiados e levaram prêmio em dinheiro para investir em suas empreitadas - Divulgação/Alziro Xavier
Jaqueline e Raffael foram premiados e levaram prêmio em dinheiro para investir em suas empreitadasDivulgação/Alziro Xavier
Por O Dia

Em tempos de crise econômica e com o mercado de trabalho cada vez mais fechado, investir no próprio negócio tem sido a aposta de muitas pessoas. Mas quando a iniciativa tem cunho social, o resultado pode ser ainda melhor. Foi assim que dois jovens de Nova Iguaçu, Raffael Rasuski Vasconcelos dos Santos e Jaqueline Gomes da Silva, tiveram seus projetos reconhecidos e faturaram uma grana para investir em seus negócios.

Aos 22 anos, Raffael levou o prêmio máximo. Ele criou um projeto para produzir energia através de imãs neodímios, capaz de reduzir o valor da conta de luz.  "Desde pequeno sou apaixonado pela área da tecnologia, então resgatei uma antiga ideia de produzir energia através de imãs neodímios. A Energia de Origem Magnética (EOM) tem um custo menor que as energias solar e eólica e proporcionaria às famílias de baixa renda uma economia de até 40% na conta de luz", garante o jovem, técnico em automação industrial e estudante de Engenharia de Controle de Automação.

Com o prêmio total de R$ 6 mil, Raffael Rasuski irá patentear o projeto EOM e investir no aperfeiçoamento e divulgação de seu produto.

Já a moradora de Vila de Cava venceu uma votação popular. Desempregada, Jaqueline viu na gastronomia a oportunidade para dar um novo rumo à vida e abriu seu próprio negócio, o JáQuero. A jovem, de 26 anos, faz salgados para vender no bairro. Com o prêmio de R$ 2 mil, ela investiu na compra de um freezer para armazenar seus produtos.

Os dois projetos surgiram nas aulas do Cieds (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável), que funciona em parceria com a Prefeitura de Nova Iguaçu.

Você pode gostar
Comentários