Ruas do bairro KM 32, em Nova IguaçuFotos de leitores
Por Aline Cavalcante
Publicado 09/12/2019 01:39
A uma hora de distância do Centro de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, os moradores do Bairro Km 32 vivem isolados e bem longe de serviços públicos. Segundo eles, a prefeitura riscou a região do mapa e os problemas parecem não ter fim. Falta de saneamento, asfalto e alagamentos são as principais reclamações.

"O bairro só é lembrado em época de eleição. Depois disso, caímos no esquecimento. Não queremos mais promessas", alerta o bombeiro e líder comunitário José Junior, 38.

A principal via, a Avenida Nossa Senhora das Graças, está em péssimo estado de conservação. Não existe saneamento básico, pavimentação e a iluminação pública é precária.

"O descaso por parte da prefeitura é enorme. Convivemos com lama, poeira e valas de esgoto há anos", conta José.

Nas ruas Santa Margarida e Nossa Senhora das Graças falta asfalto e saneamento básico. "A situação é de revolta porque vivemos em um descaso total. As ruas sofrem com alagamentos e não tem asfalto. Quando podemos, os moradores se juntam e fazem serviço paliativo", disse Amilton Gabi, 57.

Fechando as portas

A falta de projetos para obras de infraestrutura no bairro está provocando o fechamento do comércio na Av. Nossa Senhora das Graças. "Poeira, lama e mau cheiro das valas afastam as pessoas. Afinal, quem quer transitar em uma rua desse jeito"? questiona Júnior.

"A maioria das ruas são intransitáveis, principalmente em dias de chuva. Fica tudo alagado afundado na lama. A gente vem lutando, pedindo a atuação da prefeitura aqui no bairro, mas até hoje nada foi feito", lamenta Janderson Feliciano de Lima, 51.

A Prefeitura de Nova Iguaçu informou que existe um projeto para obras no KM 32, incluindo as ruas citadas. Afirmou ainda que o planejamento está tramitando em fase de licitação.