Treinos para fazer em casaArquivo pessoal
Por O Dia
Publicado 22/03/2020 00:00 | Atualizado 22/03/2020 19:33

Como medida de prevenção, as academias da Baixada Fluminense fecharam na última terça-feira e devem voltar a funcionar só em abril. Em período de quarentena, a solução encontrada por alguns boxes de Crossfit da região foi montar treinos para que os alunos pudessem praticar em casa. Dessa forma, além de manter uma rotina de exercícios e cuidar da saúde, é uma ocupação para quem ficar em casa.

O crossfit é uma modalidade esportiva que consiste na combinação de exercícios de força, resistência cardiovascular e respiratória, agilidade e flexibilidade. Combinando estes exercícios entre si, a tática dos profissionais da área é liberar o conteúdo do treino diariamente pelas redes sociais, aplicativos e lives ao vivo.

"Fechar nosso espaço físico foi uma questão de responsabilidade, um cuidado com os alunos e suas famílias. Mas me preocupei com o fato dos alunos irem para casa e ficar sem treinar porque isso podia tirar a motivação deles. Decidi então manter os programas de treinamento adaptados para serem feitos em casa, além de manter contato pelas redes sociais e grupos de whatsapp. Faço vídeos também e entro ao vivo no Facebook para mostrar que vou treinar junto com os alunos. Eu toda a equipe que trabalha comigo fica disponível online para tirar eventuais dúvidas", explica Caio Portela, 32, treinador físico e coach do Tropa Cross, em Nova Iguaçu.

No CF Hall de Mesquita, a ideia do coach Lucio Vieira, 36, é que nenhum aluno que tenha contratado planos de treino perca uma aula sequer. Os treinos são enviados por aplicativo e redes sociais. "Ninguém vai ficar sem aula por ter que ficar em casa. Desta maneira ninguém sai perdendo. Estamos conseguindo mobilizar os alunos e manter a motivação. Muitos gravam vídeo e até me mandam".

Paulo Lima diz que o desafio é manter rotina de treinos mesmo em casaArquivo pessoal

Quem embarcou na ideia garante que dá certo. "É uma fase de adaptação e temporária. Treinar em grupo é melhor, sinto falta mas tenho conseguido manter uma rotina de treinos em casa. O foco é não perder o ritmo com esta paralisação", diz Paulo Lima, 36, aluno da Tropa Cross.

Larissa Montijo garante que, além dos exercícios, vai manter uma alimentação saudável Arquivo pessoal

Já Larissa Montijo, 28, diz que vai tentar manter os horários de treino e se alimentar bem. Ela teve que trocar os treinos do box em Nova Iguaçu, o CF4018, pela sala de casa. "Vou manter a rotina que já tinha, os mesmo horários e alimentação também. Vou me cuidando em casa e me manter em casa nesta quarentena porque a saúde tem que ser prioridade".

NÃO DESANIME

Para conseguir fazer as atividades físicas em casa, algumas dicas são importantes: rotina e alimentação. "A dica para conseguir se exercitar em casa é tentar manter o mesmo horário de treino que a pessoa já fazia antes na academia. Se não for possível, ao menos estabelecer um horário fixo para treinar. Isso ajuda a manter uma rotina sem desanimar. Além disso, é importante se alimentar bem neste período", aconselha Caio Portela.

 

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias