O lutador de kickboxing Yuri Cury, morador de São João de Meriti - Arquivo pessoal
O lutador de kickboxing Yuri Cury, morador de São João de MeritiArquivo pessoal
Por HUGO PERRUSO
Entre os muito afetados durante a pandemia de coronavírus, os atletas estão buscando soluções para manter a forma e também sobreviver. Moradores da Baixada Fluminense, o lutador de kickboxing Yuri Cury,de São João de Meriti, e o judoca Júlio César, de Belford Roxo, treinam em casa como podem. E ainda contaram com o apoio do patrocinador, que manteve a ajuda financeira mesmo com as competições paralisadas.
Deficiente visual desde os sete anos, Júlio César, 27, sonha em disputar a Paralimpíada de Tóquio depois de integrar a seleção brasileira de judô no Parapan-Americano de Lima, em 2019. Antes da quarentena, chegou a ser vice-campeão da Taça Guanabara, contra atletas que enxergam. Mas o planejamento da temporada teve que mudar drasticamente, assim como a preparação diária.
Publicidade
"Estou fazendo o máximo que posso. Agora, há uma diferença entre treinar em casa e na academia. Certos exercícios ficam difíceis de serem feitos. Minha mulher, que também é judoca, ajuda muito, mas tem dias em que não consigo treinar, pois tenho que dar atenção às crianças e às atividades domésticas", afirma.
Auxiliar de radiologia, Júlio conta com o patrocínio da Riopae como complemento de renda, e que nesse momento de crise tem ajudado a diminuir o prejuízo na preparação."Eu preciso comprar suplementos e essa apoio está sendo importante".
Publicidade
Mesma situação vive Yuri, de 14 anos. Eleito melhor atleta do Estado do Rio em 2019, o lutador de kickboxing soma 20 títulos em pouco mais de dois anos e é considerado uma promessa do esporte. Com a quarentena forçada, ele transformou a garagem em local de treinamentos todos os dias à noite, enquanto a academia não reabre. E três vezes na semana, o treinador Mauricio Lima aparece para treinos técnicos. Nesse meio tempo, o jovem estuda online.
"As dificuldades existem, mas com a ajuda dos meus pais estamos conseguindo treinar com todo cuidado necessário, a qualquer momento teremos as competições de volta e estarei preparado. Já são três eventos cancelados e somente um remarcado, não sabemos como ficará", disse Yuri, que busca a classificação no Campeonato Brasileiro de kickboxing, sem saber se haverá a competição em 17 de maio.
Publicidade
O lutador de kickboxing Yuri Cury, morador de São João de Meriti - Arquivo pessoal
Em Em meio à indefinição, Yuri pelo menos segue recebendo a ajuda de custo do patrocinador, mesma empresa que apoia Júlio César. "É um alívio, continuo com minha alimentação, treinos e inscrições de competições em dia", comemora.