Aulas do Projeto Iniciativa Itaguaí foram suspensas e alunos recebem vídeos com exercícios para fazer em casa - Arquivo pessoal
Aulas do Projeto Iniciativa Itaguaí foram suspensas e alunos recebem vídeos com exercícios para fazer em casaArquivo pessoal
Por HUGO PERRUSO

Durante três anos Dona Juciara Luis Jorge, de 61 anos, tinha a rotina de fazer exercícios físicos de manhã na Praça Jardim América, em Itaguaí. Mas o isolamento social para tentar conter o avanço do coronavírus não permite mais. Para que ela e mais de mil alunos do Projeto Iniciativa Itaguaí, da prefeitura, não fiquem parados, os professores estão produzindo e enviando vídeos com atividades físicas para serem feitas em casa.

"Esses exercícios são muito importantes porque mantém o corpo em forma, estou fazendo em casa e me sinto bem. São fáceis, posso fazer na minha varanda, mas espero brevemente voltar à pracinha para seguir com as atividades", afirma dona Juciara.

Os vídeos, com duração de poucos minutos, são gravados pelos professores do projeto. Cada um ficou responsável por uma região do município. Eles criaram grupos de WhatsApp para enviar o material para os mais de mil alunos, entre 45 anos e 70, sendo a maioria idosos. Além disso, eles tiram dúvidas sobre exercícios e fazem rápidas avaliações, caso alguém reclame de algum tipo de dor.

Um dos responsáveis pelo acompanhamento é Bruno Couto, de 34 anos, profissional de Educação Física. Desde 2017 na Secretaria de Esportes de Itaguaí, ele ressalta a importância de manter os alunos ativos em casa durante o isolamento social.

"Muitos chegaram ao projeto relatando algum tipo de dor e um mês depois já estavam melhores. Esses exercícios têm como principal objetivo o bem-estar e melhorar a saúde mental das pessoas. Os do vídeo são os mesmos que eles já fazem no dia a dia conosco. Por estarem acostumados, não tem contraindicação, só repetimos o que já eles conhecem. E os materiais alternativos que estamos utilizando são conhecidos, como garrafa pet, cabo de vassoura, lata, colchonetes, cadeira", explica o professor.

Para Bruno, a alternativa dos vídeos é válida, mas nada supera o contato diário com os alunos, que já criaram vínculo afetivo. "Estou com muita saudade deles. Como profissional, você é remunerado, mas começar a trabalhar com essas pessoas, elas te devolvem mil vezes mais: é carinho, admiração... É inexplicável como tratam a gente. Dá muita saudade deles. Os vídeos ajudam a diminuir um pouco porque 80% deles mexem com celular, então minimiza. Estamos sempre nos falando pelo grupo, recebendo mensagens de agradecimento e pedidos para que os vídeos continuem. É bacana", completa.

A Prefeitura também disponibilizou alguns dos vídeos em suas redes sociais para que interessados de qualquer idade possam fazer atividades físicas em casa. Para isso, há níveis de exercícios: iniciante, para quem não praticava com regularidade antes do isolamento social ou para idosos; e o Intermediário, para quem já praticava.

 

Você pode gostar
Comentários