Neli Linhares Dias em seu espaço onde atende crianças com transtornos em geral - Arquivo Pessoal
Neli Linhares Dias em seu espaço onde atende crianças com transtornos em geralArquivo Pessoal
Por HUGO PERRUSO

A quebra da rotina com as medidas de isolamento social para conter o avanço da covid-19 afetam cada pessoa de uma maneira. Seja adulto ou criança. Para os pais com filhos com algum tipo de transtorno, o período se torna mais difícil, ainda mais por não poderem seguir completamente com os tratamentos. Por isso, Neli Linhares Dias, psicopedagoga e Terapeuta ABA no autismo, tem algumas dicas para o dia a dia.

Moradora de Piabetá, Neli possui há sete anos o Espaço Saber Mais, no mesmo local onde mora,e uma clínica, onde trabalha com crianças com transtornos em geral. O objetivo é melhorar o desenvolvimento delas com atividades. Mas os atendimentos, que variam de duas a três vezes por semana, tiveram que ser suspensos por causa do isolamento social. Assim como outros tratamentos, como aulas, atividades físicas, fonoaudiólogos... E isso pode ser um problema.

"Essa quebra de rotina pode gerar crises de ansiedade ou agressividade, principalmente para crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Isso tem sido o mais difícil para os pais que falam comigo", afirmou a profissional.

Para minimizar os danos, Neli conversa com os pais toda semana, para saber como está a evolução, pedindo que mantenham contato com os profissionais que acompanham as crianças. Ela também passa dicas para o dia a dia em casa e a maioria pode ser utilizada com qualquer criançapara ajudar a superar essa fase de confinamento.

 

ROTINA NOS ESTUDOS
Publicidade
"Muitas crianças fazem aulas online e ouço muito que elas ficam entediadas, é difícil manter a atenção duas horas na frente do computador.Infelizmente o processo de aprendizagem fica comprometido, então oriento como os pais podem atuar. Uma das formas é trabalhar a repetição. É simples: quando a aula acabar, pedir para a criança dizer o que estudou, o que a professora disse. Também oriento que brinquem e leiam para elas. Tudo é aprendizagem".
TAREFAS EM CASA
Publicidade
"É importante também que organizem uma nova rotina. Envolver as crianças nas tarefas domésticas dá o censo de pertencimento, independentemente do isolamento ou não. Tarefas simples, como arrumar o quarto, jogar o lixo... "
ESTABELECER HORÁRIOS
Publicidade
"A criança com TEA não pode quebrar a rotina. É preciso que mantenha o horário da escola para estudar, escolhendo lugares específicos, longe de estímulo excessivo que tire a atenção (como a TV). Vale colocar o uniforme".
MANTER ATIVIDADES
Publicidade
"Se às 15h a criança tinha natação, então nesse horário faz uma brincadeira com água, para assim não fugir completamente da rotina. Se tinha atividade física, faz algum exercício no quintal ou na varanda. A adaptação pode ser feita de acordo com a realidade de cada casa".
Você pode gostar
Comentários