Calçadão de Nova Iguaçu teve abertura parcial - Ricardo Cassiano/Agencia O Dia
Calçadão de Nova Iguaçu teve abertura parcialRicardo Cassiano/Agencia O Dia
Por HUGO PERRUSO
Nova Iguaçu é mais uma cidade da Baixada Fluminense a flexibilizar as medidas de isolamento social. Com a abertura parcial do Calçadão ontem, aumentou o número de pessoas nas ruas e, consequentemente, houve aglomeração, assim como em Duque de Caxias e São João de Meriti, como pôde ser constatado pela equipe de O DIA que esteve no centro dos três municípios.
Terceira cidade do estado do Rio em número de casos, com 1.875 confirmados e 202 mortes, Nova iguaçu decidiu reabrir parcialmente o comércio alegando queda no número de internados no Hospital Geral (eram 16 em 2 de junho) e diminuição no número de casos confirmados. A decisão é em caráter experimental para que, na segunda-feira dia 8, passe a vigorar em todos os bairros do município.
Publicidade
Calçadão de Nova Iguaçu teve abertura parcial - Ricardo Cassiano/Agencia O Dia
Com a flexibilização, a circulação máxima de pessoas simultaneamente no Calçadão será de 5.328 pedestres. O controle do fluxo será feito por câmeras com sensores que contabilizarão o número de quem entra e sai. Além disso, serão feitas outras três verificações nas cinco das 13 barreiras que permitirão entrada e saída: destino, aferição de temperatura, higienização das mãos.
Publicidade
Com essas verificações nas entradas, houve grande fila de espera ontem. Apesar das marcações no chão para manter o distanciamento, nem todos respeitaram, gerando aglomeração em alguns pontos.
Movimentação grande em São João de Meriti - Ricardo Cassiano/Agencia O Dia
Publicidade
PREPARAÇÃO PARA REABRIR
Em São João de Meriti, a abertura parcial também levou muitas pessoas às ruas do Centro. Com escritórios de advocacia, contabilidade e arquitetura, lojas de revendas de automóveis, restaurantes, barbearias de salões de beleza, armarinhos, óticas e estacionamentos liberados para funcionar, muita gente foi às ruas nos últimos dias. E o número de pessoas pelo Centro está acima do recomentado.
E nem todos abriram. O salão de belezas Espaço Beauty viu com cautela a liberação e aguardou por mais alguns dias, planejando voltar a funcionar apenas amanhã, mas com menos funcionários. Ontem, foi dia de limpeza e preparação.
Publicidade
"A gente depende disso para botar comida em casa. Além disso, aqui em São João de Meriti ninguém estava respeitando a quarentena, então era melhor voltar mesmo. Esperamos um pouco para reabrir para evitar problemas, mas estamos trabalhando bastante na divulgação. Para evitar aglomeração, nesse momento só vão trabalhar minha esposa e mais uma funcionária. Antes era ela e mais quatro. E o atendimento será por agendamento, para evitar que fique cliente esperando", afirmou o administrador do espaço, Gleison Carvalho.
Gleison Carvalho, administrador de salão em São João de Meriti, prepara a reabertura - Ricardo Cassiano/Agencia O Dia
Publicidade
Já em Duque de Caxias, apesar da decisão judicial que suspendeu a reabertura do comércio, o que se viu no Centro foram muitas lojas abertas e aglomeração, sem fiscalização. Em nota, a prefeitura alegou que está cumprindo as medidas de prevenção e enfrentamento da covid-19, e que "há uma força-tarefa nas ruas fiscalizando e orientando comerciantes" e que mais de 200 estabelecimentos comerciais foram notificados desde o início da pandemia.
Entretanto, não explicou o porquê das aglomerações no centro continuarem e nem porque a medida judicial que proíbe a abertura do comércio não está sendo cumprida em alguns estabelecimentos.
Publicidade
Bandeiras para sinalizar evolução
Fila de espera para entrar no Calçadão de Nova Iguaçu
Fila de espera para entrar no Calçadão de Nova IguaçuRicardo Cassiano/Agencia O Dia
Segunda a Prefeitura de Nova Iguaçu, também foi criado um sistema de bandeiras para sinalizar a evolução do processo de reabertura. Hoje a cidade está na amarela. Em caso de aumento entre 10 a 30% do número de casos de covid-19 em uma semana ou se ocupação de leitos de UTI atingir 80%, passará para vermelha e o comércio será novamente fechado. Se houver agravamento de 30% e 90% da ocupação, a bandeira será cinza. E se houver diminuição, a verde liberará todas atividades.
Publicidade
O plano de abertura do comércio é dividido em três fases, com duração de duas semanas cada. Na primeira, foram liberadas as atividades de prestadores de serviços, profissionais liberais, concessionárias, escritórios de contabilidade e advocacia, imobiliárias e lojas de departamentos, bazar, artigos de escritórios, papelarias, presentes, telefonia, celulares e acessórios, joias, perfumarias, bijuterias, equipamento fotográfico e copiadoras. 
Se funcionar, na segunda etapa será permitido o funcionamento de salões de beleza, galerias e lojas de calçados, bolsas, acessórios e eletrodomésticos, eletrônicos e autorizadas. Já na terceira serão reabertos estabelecimentos de vestuário, academias, shoppings, centros comerciais. As medidas em relação a restaurantes e bares serão reavaliadas ainda.
Publicidade
Os estabelecimentos deverão cumprir algumas determinações, como testar os funcionários, utilização de máscaras de proteção, proibição de circulação de crianças até 12 anos, organização de fila, entre outros.