Exames são agendados, com data e horário, para evitar aglomeração - Divulgação
Exames são agendados, com data e horário, para evitar aglomeraçãoDivulgação
Por O Dia

A iniciativa de monitoramento epidemiológico 'Dados do Bem' chegou a Duque de Caxias ontem. Trata-se de um aplicativo no qual o usuário responde um questionário que identifica se ele está infectado pelo coronavírus. A partir daí, ele pode ser encaminhado para fazer um teste rápido em uma tenda montada no Caxias D'Or.  Os resultados permitem a criação de mapas de distribuição da covid-19, identificação de concentração de transmissão e a análise da evolução da imunidade.

O projeto começou a ser implementado em abril. O 'Dados do Bem' é um aplicativo gratuito disponível para Android e iOS. Nele, o usuário preenche um cadastro e responde a um simples questionário com perguntas sobre sintomas associados à covid-19 e histórico de saúde. A partir dos dados fornecidos, a plataforma indica a possibilidade de ele estar infectado pelo novo coronavírus.

Uma amostragem das pessoas cujas respostas apontarem para uma alta probabilidade de Covid—19 poderá ser chamada para a realização de testes imunosorológicos, que estão sendo realizados em tendas, no prédio anexo ao Hospital Caxias D'Or. O objetivo não é testagem em massa, mas sim um estudo epidemiológico. 

"Quanto mais soubermos sobre o coronavírus, mais chances teremos de conseguir auxiliar população e governo na tomada de decisões. O "Dados do Bem" permite o entendimento da dinâmica de transmissão do vírus e evolução da epidemia", afirma Fernando Bozza, coordenador do projeto, médico e pesquisador.

Com a análise dos resultados geográficos, será possível entender onde há concentração da doença e como a população está se comportando. Isso porque, quem realizar o teste e for diagnosticado com Covid-19, poderá indicar até cinco pessoas com as quais teve contato próximo. Assim, os pesquisadores conseguirão compreender as dinâmicas locais de contágio.

Marcação de exame

O agendamento de data e horário para o exame é feito pela própria plataforma para evitar aglomerações. Depois disso, basta o usuário se apresentar no endereço indicado com o QR code recebido. Os testes serão fornecidos e operados por instituições governamentais e privadas, conforme a disponibilidade. Os resultados serão divulgados posteriormente dentro do aplicativo.

Caso o resultado do teste seja positivo, o paciente receberá, por meio do aplicativo, orientações das autoridades públicas de saúde. As cinco pessoas com quem ele tenha tido maior contato também serão convidadas por SMS a realizar a autoavaliação e o teste com prioridade.

Você pode gostar
Comentários