Moradores da Baixada Fluminense mostram seus lugares favoritos na região e listam o primeiro local que vão visitar após a quarentena. E você, já fez a sua listinha?
Sítio do Isaque, em Tinguá, N. IguaçuArquivo pessoalHá quase três meses em isolamento social por causa do coronavírus, a saudade de cantinhos especiais tem batido para muitas pessoas. Mesmo em algumas cidades onde a flexibilização começou, frequentar parques e outros lugares públicos ainda não está liberado. Enquanto isso, tem muita gente fazendo planos e listinha de lugares onde irão assim que a quarentena acabar. Cachoeiras e feiras, em Nova Iguaçu, parques municipais, em Nilópolis, rampas de voo livre, em Japeri, e muitas paisagens da natureza foram listadas pelos moradores.
Moisés Lima, 50, é de Nilópolis e não vê a hora de voltar a caminhar, fazer piqueniques com a família no Parque Municipal do Gericinó. Ele até criou uma página no Facebook (@GericinóCamposFlores) em homenagem ao espaço e um modo de expor fotos que costumava tirar no parque. "É um lugar que frequento desde criança e aprendi a amar, não vejo a hora de voltar para lá. É onde nós, moradores de Nilópolis, buscamos o bem-estar físico, mental e espiritual". Família do Moisés costuma passear no Parque do Gericinó fotos Arquivo pessoalA Eliza Costa, 31, de Nova Iguaçu, tem sentido falta de ir à feira de produtos orgânicos, no Centro. "Uma das coisas que tem feito muita falta é ir à feira. Costumava comprar produtos livres de agrotóxico e com um preço ótimo. Quando tinha um tempinho, trocava uma ideia com os vendedores, uma galera cheia de conhecimento da terra e de vida". Tinguá é o refúgio de Gedalva Machado. Ela já colocou na lista visitas ao Sítio do Isaque e à cachoeira da Janjana. "Não vejo a hora da quarentena acabar e sentir o bem-estar junto à natureza".
Publicidade
Erick Lima, 23, fotógrafo de Magé, tem sentido falta de fotografar os pontos turísticos da cidade. Por enquanto, o jeito de matar a saudade tem sido através de fotos que ele mesmo fez.
Publicidade
Quem também tem matado a vontade por meio de fotografias, é Wesley Gomes Farias, morador de Japeri. Local favorito de Wesley, em Japeri, tem uma uma bela vista em dias ensolaradosfotos Arquivo pessoalSeu lugar preferido é o Pico da Coragem, local que ele conheceu há 15 anos. "É uma vista muito bonita lá de cima. Nos dias de céu claro e sem nuvens dá pra ver uma parte do Rio de Janeiro. A trilha pra chegar lá também é muito bom. Passamos por cachoeiras, muito verde e muito contato com a natureza. Estou sentido muito falta desse contato".
fotogaleria
Gedalva em sítio do ISAQUE, em TinguáArquivo pessoal
Cachoeira da JanjanaDivulgação
Parque de GericinóDivulgação
Parque Gericinófotos Arquivo pessoal
Parque do GericinóArquivo pessoal
Parque do GericinóArquivo pessoal
Pier Mauá/ MagéArquivo pessoal
Erick Lima fotografa no píer de MagéArquivo pessoal
Pico da Coragem, em JaperiArquivo pessoal
Wesley, no Pico da Coragemfotos Arquivo pessoal
Gedalva na cachoeira da Janjana, em TinguáArquivo pessoal
Comentários