Festa irregular em plena pandemia, em Magé. Secretaria de Ordem Pública, Guarda Municipal e Polícia Militar atuaram na ocorrência - Divulgação/SEMOP
Festa irregular em plena pandemia, em Magé. Secretaria de Ordem Pública, Guarda Municipal e Polícia Militar atuaram na ocorrênciaDivulgação/SEMOP
Por O Dia

A fiscalização de Magé tem registrado, nas últimas semanas, um número expressivo de irregularidades como a realização de eventos com aglomeração, bares lotados e parte do comércio ultrapassando os horários estipulados de funcionamento. Segundo a prefeitura, foram registrados 231 notificações e sete estabelecimentos foram interditados na cidade, o que resultou na elevação da curva de contágio pelo coronavírus. Diante disso, a prefeitura está avaliando tomar medidas mais contundentes para evitar a disseminação da doença e uma das alternativas é o lockdown, o bloqueio total das atividades.

O prefeito Rafael Tubarão explica que o desrespeito das pessoas é o principal motivo da possível rigidez das medidas de restrição. "Quando começamos a flexibilização do comércio, assumimos um compromisso com os comerciantes para a retomada da economia na cidade. Mas isso não tem sido respeitado pela população e estamos estudando medidas de possível lockdown na cidade devido à realização desses eventos. Nós iríamos passar o horário de bares e restaurantes para às 22h, mas isso não será mais feito. Agora nosso estudo é em fechar totalmente a cidade, porque os decretos municipais não estão sendo respeitados e precisamos combater esse vírus", frisou.

Desde o dia 15 de junho a prefeitura está flexibilizando o funcionamento do comércio na cidade, de segunda a sábado, de 8h às 18h, e aos domingos das 8h às 13h. As academias também podem operar de segunda a sábado das 6h às 21h e aos domingos das 6h às 13h. Restaurantes e lanchonetes estão liberados a partir das 10h até às 20h. Já os bares estão proibidos de abrir.

De acordo com a prefeitura, os estabelecimentos não estão sendo multados. É feito apenas a notificação ao proprietário e em caso de reincidência o proprietário é encaminhado para delegacia. Se encontrada alguma irregularidade, o comércio é interditado.

Segundo o Boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES), durante a semana passada, do dia 12 ao dia 19, Magé registrou 76 novos casos de covid-19, com seis mortes. Ao todo, a cidade possui atualmente, 1.898 diagnósticos e 151 óbitos.

Descumprimento

Um exemplo de desrespeito às orientações de isolamento social aconteceu no último fim de semana, quando a Secretaria de Ordem Pública (SMOP), com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar, realizaram uma ação no Rancho Ferradura, após denúncias da realização de um evento com música ao vivo.

Segundo a SEMOP, as equipes foram ao local duas vezes durante a tarde, antes do evento acontecer, e outra para orientar o término do mesmo, apesar da orientação prévia. Após a saída dos agentes a festa voltou a acontecer e a Polícia Militar encerrou o evento, interditou o local e conduziu o responsável para a delegacia, autuado por desobediência ao decreto municipal.

Você pode gostar
Comentários