Por O Dia

Profissionais do setor audiovisual se reuniram com representante do Estado, para discutir novas propostas de enfrentamento da crise provocada pela pandemia de covid-19. Ao todo, 40 representantes da indústria participaram.

Na reunião com o superintendente do Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Vinícius Azevedo, os profissionais destacaram como ação de urgência o desbloqueio dos recursos vindos diretamente da Secretaria, que somam o valor de R$ 5 milhões, mas que foram bloqueados por conta da pandemia.

Outro pedido foi por editais de fomento, linhas de crédito, mostras, festivais, mapeamento de coletivos, mecanismos que facilitem a criação e manutenção de cineclubes. A criação de um grupo de trabalho para acompanhar o processo e os recursos da Lei Aldir Blanc também foram abordados.

Além da reunião, os profissionais elaboraram uma carta-proposta com pedido de políticas públicas que garantam o investimento de recursos no setor, que reúne mais de 13 mil empresas e gera aproximadamente 300 mil empregos. 

"Precisamos de investimentos em pesquisa, inovação, produções, festivais de cinema, preservação e formação técnica. Trata-se de um setor estratégico na geração de emprego, renda, para o desenvolvimento econômico e social", pede Fernando Sousa, diretor executivo da Quiprocó Filmes. 

Você pode gostar
Comentários