NAVIR Queimados dará assistência a quem necessita de documentação básica, como certidão de nascimento, RG e carteira de trabalho - Uanderson Fernandes/ Divulgação
NAVIR Queimados dará assistência a quem necessita de documentação básica, como certidão de nascimento, RG e carteira de trabalhoUanderson Fernandes/ Divulgação
Por O Dia

A população de Queimados conta agora com um Núcleo de Atendimento às Vítimas de Intolerância Religiosa (Navir) e o Núcleo de Atendimento às famílias de pessoas desaparecidas, inaugurados ontem. Os projetos são da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. 

No Navir, será oferecido auxílio jurídico, psicológico e social, visando dar suporte e acolhimento para as vítimas de intolerância religiosa da Baixada Fluminense.

"É de suma importância termos um evento desse. Afinal de contas, nossa religião é segregada há muitos anos e assim a gente vem lutando cada dia mais para que nos aceite. Não queremos mais intolerância, nós queremos paz", disse o Babalorixá João Cabral do Ilê Olory Oluaê Azaumy sobre o Navir e as religiões de matriz africana.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Cristiane Lamarão também destacou a relevância do atendimento feito pelo núcleo. "Os índices de intolerância religiosa são altíssimos na Baixada. Nós precisamos iniciar o nosso esse serviço onde há mais necessidade", afirmou.

Entre 2012 e 2019, a Subsecretaria de Direitos Humanos atendeu na Baixada Fluminense, 136 casos de intolerância, sendo 24,2% de todos os atendimentos do Estado. Os casos mencionados reforçam a necessidade desse serviço na região. 

O Núcleo de Atendimento às famílias de pessoas desaparecidas também foi inaugurado ontem e prestará serviços para a população de Queimados. A finalidade é dar assistência aos familiares dos desaparecidos e de pessoas que necessitam de documentação básica, como certidão de nascimento, RG e carteira de trabalho.

Você pode gostar
Comentários