Momento de confraternização da equipe escolar Divulgação
Por O Dia
Publicado 17/09/2020 00:00
A Escola Municipal Ubirajara Ferreira, no bairro Inconfidência, em Queimados, foi a melhor unidade educacional municipal avaliada pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em toda a Baixada Fluminense. O índice, que avalia o desenvolvimento da educação básica brasileira, foi divulgado nesta terça-feira (15) e colocou a escola - que conta com cerca de 250 alunos - no topo do ranking da região. No geral, o município alcançou pela segunda vez consecutiva a melhor avaliação de sua história (4,85) e ficou entre os três melhores da Baixada Fluminense.

Outros destaques em relação ao desempenho da escola foram observados na avaliação dos anos iniciais, também em Matemática (251,97) e Português (235,73). A E.M. Pastor Arsênio (Coimbra) foi a segunda melhor da região em Língua Portuguesa. Vale ressaltar ainda o desempenho das unidades Luiz de Camões (localizada em bairro homônimo) e Gilvanei Fonseca (São Jorge), que figuram entre as melhores do estado em índice de aprovação com nota máxima (1,0).

O Ideb é o principal indicador de qualidade da educação básica. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil, para os municípios. A média final é dada através da soma das notas do 5° e 9° anos, divididas por dois. O Mec (Ministério da Educação) estabeleceu meta para cada rede e escola, a ser cumprida a cada ano até 2021.

Parceria entre professores, alunos e a comunidade
Diretora Renata RodriguesDivulgação
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Atenção a todas as etapas
Para a secretária municipal de Educação, Dilcelina Vasconcelos, o trabalho desenvolvido pela Pasta teve como premissa focar em todas as etapas do processo ensino-aprendizagem. "Iniciamos o planejamento das ações a partir de um diagnóstico da rede, que nos apontou quais eram os aspectos onde deveríamos intervir a fim de alcançar os objetivos propostos, que têm como foco a aprendizagem significativa de nossos alunos", esclarece.
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A gestora diz ainda que o planejamento envolveu ações como a formação continuada dos docentes, encontros formativos com diretores e equipes pedagógicas, envolvimento dos pais e aulas com metodologias ativas. "O resultado alcançado é fruto de um trabalho coletivo que comprova nosso compromisso com a educação de qualidade", conclui a educadora.