Secretarias alertaram moradores e comerciantes - Divulgação/Prefeitura de Nova Iguaçu
Secretarias alertaram moradores e comerciantesDivulgação/Prefeitura de Nova Iguaçu
Por O Dia

Para evitar acidentes com banhistas no Rio Guandu, as Secretarias de Defesa Civil e Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semadetur) de Nova Iguaçu distribuíram panfletos informativos para prevenção contra afogamentos no local, nesta semana.

Com apoio da Cedae, agentes percorreram três pontos bastante visitados: Lagoão, Prainha e Km34. Eles ainda distribuíram panfletos em 139 residências, abordando 289 pessoas, além de 19 comércios, todos localizados próximos ao rio. A panfletagem vai continuar nos finais de semana de sol.

"Nosso objetivo é prevenir afogamentos. Estamos conscientizando as pessoas sobre os riscos de tomar banho no Rio Guandu. Abordamos os moradores locais para que eles sirvam de multiplicadores na orientação aos visitantes", afirmou o secretário municipal de Defesa Civil, Vilson Santos.

Ainda segundo o secretário, a ação também teve apoio de lideranças da região, voluntários da Defesa Civil e apoio técnico da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), que forneceu dados sobre afogamentos e atitudes seguras em rios.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Fernanda Braga, a Semadetur está investindo em infraestrutura para fiscalização ambiental, com efetivo da Guarda Ambiental Municipal, para atuar na APA Guandu Açu, que engloba as lagoas do Rio Guandu, e em breve serão colocadas placas de orientação nos locais frequentados por banhistas.

"É importante ter essa prevenção, pois as pessoas não estão respeitando a natureza por desconhecimento das condições do rio. Elas entram no rio mesmo com correnteza ou comportas abertas. Muitos desconhecem o rio e nadam para longe. Procuramos explicar dos riscos e agora, com orientação da prefeitura, podemos ter mais conhecimentos para monitorar os banhos aqui e evitar acidentes", declarou o casal de comerciantes locais Renata da Costa, de 42 anos, e José Roberto, de 46.

Você pode gostar
Comentários