Pessoas em situação de rua e risco social são resgatadas - Acervo SMASDH
Pessoas em situação de rua e risco social são resgatadasAcervo SMASDH
Por O Dia

A Prefeitura de Magé realiza o serviço especializado de abordagem social no município, acolhendo pessoas em situação de rua. Desde o ano passado, segundo a secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) foram acolhidas 85 pessoas, sendo que 26 delas retornaram ao convívio familiar, comunitário e/ou alcançaram autonomia de trabalho.

A equipe formada por psicólogo, assistente social e educador social percorre as ruas do município todas as terças, quartas, quintas, e durante um sábado por mês, para resgatar, de forma voluntária, os usuários.

Segundo a coordenadora da Proteção Social Especial, Mônica Oliveira, a SMASDH promove, além do processo de saída das ruas, o acesso à rede de serviços e benefícios socioassistenciais, dentre eles o encaminhamento para abrigos provisórios ou Casa de Passagem.

"Nós também identificamos as famílias e indivíduos com direitos violados, a natureza das violações, condições em que vivem, estratégias de sobrevivência, procedências, aspirações, desejos e relações estabelecidas com as instituições", completou a coordenadora.

Reintegração ao seio familiar

Durante a pandemia do coronavírus, seguindo todas as medidas de segurança, os profissionais realizaram 17 reinserções familiares, sendo três para os estados de Minas Gerais e São Paulo.

Em outubro, após 15 anos longe da família, a equipe reintegrou João (nome fictício) à família que vive em São Paulo. "Nós encontramos o João exaltado devido ao uso do álcool e muito sujo. Até que identificamos a necessidade de acolher ele na ala da psiquiatria no Hospital Municipal de Magé, pelos comprometimentos que apresentava. Ele recebeu todo suporte necessário, teve ajuda para conseguir toda sua documentação e carteira de trabalho já com encaminhamento para inscrição no Cadastro Único", detalhou a coordenadora da Proteção Social Especial.

Respeitando o direito de ir e vir, assim como a vontade do cidadão acolhido, o município oferece abrigo na Casa de Passagem, que atende atualmente seis pessoas, oferecendo refeições completas, quartos, e uma equipe formada por profissionais multidisciplinares como técnicos do serviço social, psicólogos, vigias, cuidadoras, educador social, agente administrativo, cozinheiras e auxiliar.

O cidadão que deseja enviar informações sobre as pessoas em situação de rua, pode entrar em contato com o CREAS através do telefone (21) 3630-7220. A unidade está localizada na Rua Coronel Theotonio Botelho, nº 29, Centro - Magé, e funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 17h.

Você pode gostar
Comentários