Escola de Panificação e Confeitaria de Nova Iguaçu foi inaugurada na quinta-feira, dia 3 - divulgação
Escola de Panificação e Confeitaria de Nova Iguaçu foi inaugurada na quinta-feira, dia 3divulgação
Por O Dia

Sempre atenta em oferecer temas atuais que ampliem as oportunidades em diversos setores e para alunos de qualquer idade, a Firjan Senai entregou, na última quinta-feira, a Escola de Panificação e Confeitaria de Nova Iguaçu. Com equipamentos de primeira linha em uma área de 135 metros quadrados e capacidade para turmas de 20 alunos, a expectativa é qualificar 350 pessoas por ano para o mercado de trabalho.

Na opinião de Henrique Balbino Seita, presidente do Sindicato das Indústrias de Massas Alimentícias, Panificação, Confeitaria e Afins da Baixada Fluminense (Simapan), a escola é um marco para o setor de panificação, agregando valor ao segmento na região que tanto precisava desse apoio.

"A escola está num ponto estratégico para atender aos municípios de Nova Iguaçu, Japeri, Seropédica, Itaguaí, Queimados, Belford Roxo, toda a Baixada Fluminense, onde existem 1.737 padarias e grandes indústrias, como a Piraquê (em Queimados) e a Bunge (em Duque de Caxias)", destacou Seita, ressaltando que a unidade será um divisor de águas.

"Estamos tirando um 'sonho do forno'. A sala de aula, que anteriormente funcionava em uma unidade móvel, ficou pequena para os ávidos futuros padeiros e confeiteiros e em março deste ano iniciamos as obras, que não pararam mesmo em meio à pandemia da Covid-19. Com novas modalidades de cursos, iremos ampliar a área de atuação, ajudando a impulsionar a economia da região, extremamente importante em tempos de pandemia", disse Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan.

Presidente da Firjan Nova Iguaçu e Região, Carlos Erane de Aguiar, ressaltou que esse é um pleito antigo. "O setor procura se reinventar para ir muito além do pãozinho, e, apesar da crise gerada pela pandemia, a Firjan se empenhou para cumprir com a entrega".

Alexandre dos Reis, diretor Regional da Firjan Senai e diretor Superintendente da Firjan Sesi, frisou a importância da entrega em meio à uma crise. "Orgulho de conseguirmos oferecer à sociedade e ao setor uma infraestrutura moderna para atender os novos modelos de mercado, com equipamentos e instrutores de qualidade, e com capacidade de triplicar o número de atendimentos."

A escola, que ficou pronta em quatro meses, conta com equipamentos modernos e uma infraestrutura que inclui ambientes para armazenamento de matéria-prima e utensílios, hall de entrada para favorecer a segurança alimentar, evitar contaminação externa e controlar o acesso de visitantes, além de iluminação 100% LED, acessibilidade e vestiários completos. O encontro virtual contou ainda com a palestra de Marcia Losso e José Gonçalves Antunes, especialistas Técnicos da Firjan SENAI, sobre o setor de Panificação e Confeitaria.

Priscila Rezende, especialista técnica Setorial da Firjan Senai, afirma que a escola tem infraestrutura montada para formar profissionais em confeitaria, padaria e pizzaria. Os cursos de qualificação permitem a formação em um menor espaço de tempo, entre 200 e 250 horas em média. Serão oferecidos também cursos de aperfeiçoamento, realizados após a qualificação, com destaque para o de pães rústicos com fermentação natural.

Além dos pães, outros dois novos cursos serão oferecidos aos alunos: os de técnicas de fabricação de artigos de chocolate e o de tecnologia de congelamento de itens de panificação e confeitaria. Esse último será possível graças ao ultracongelador, aparelho usado para a rápida redução de temperatura dos produtos, mantendo suas características originais e nutricionais intactas.

"O equipamento congela em numa velocidade tão rápida que não permite a formação de cristal de gelo, evitando acúmulo de água disponível para multiplicação bacteriana, por exemplo", explica. Com esse aprendizado de congelamento, o profissional pode otimizar o processo de fabricação, ganhando em produtividade e velocidade de atendimento, além de aumentar a durabilidade dos produtos.

Você pode gostar
Comentários