Magé comemora ouro inédito no futebol, na decisão por pênaltis contra Guapi - Fernanda Dias
Magé comemora ouro inédito no futebol, na decisão por pênaltis contra GuapiFernanda Dias
Por Bernardo Costa e Herculano Barreto Filho

Duque de Caxias - O desempenho neste fim de semana colocou Magé na história dos Jogos da Baixada. No último domingo, levou o ouro inédito no futebol de campo sub-17 no gramado da vila olímpica de Duque de Caxias. O município também se consolidou como a nova força no handebol ao conquistar o título na classificação geral da modalidade pela primeira vez, com dois ouros e uma prata. Itaguaí levou a melhor no futsal sub-17 ao vencer Paracambi na decisão por pênaltis. Com o ouro no atletismo, Caxias segue na liderança, com 27 pontos, dois à frente de Queimados. O campeão será definido na última rodada com as disputas no vôlei e natação, no fim de semana, em São João de Meriti.

Atleta de Magé converte cobrança de pênalti e garante título inédito para o município - Fernanda Dias

Magé e Guapimirim travaram uma final histórica no futebol. Depois de um empate sem gols, a decisão foi para os pênaltis. O goleiro Luiz, de Magé, caminhava em direção à grande área. "Luiz! Olha aqui! Eu acredito em você", gritou o atacante Gabriel. O goleiro fez um sinal para o companheiro e seguiu em direção ao gol. Retribuiu a confiança, defendendo a cobrança de Guapi. "Passou um filme na minha cabeça. Pensei: 'É agora! Tenho que pegar!'". Mas a confirmação do título só veio após a cobrança do lateral-esquerdo Rafael, que deslocou o goleiro Ruan e balançou as redes: 7 a 6 para Magé.

Rafael tirou a camisa, se ajoelhou, levou as mãos ao rosto e chorou. Em seguida, foi encoberto pelos companheiros. O técnico Jorge Ferreira ficou em círculo e se emocionou com os jogadores. "Magé merecia isso pra mostrar que tem coisa boa lá". Quando atravessaram o ginásio para subir ao pódio, foram aplaudidos pela torcida.

Depois de converter pênalti, atleta de Magé se emociona e é abraçado por companheiros no gramado da vila olímpica de Duque de Caxias - Fernanda Dias

Foi o reconhecimento dado à equipe de melhor campanha, com 11 gols marcados e só um sofrido em quatro jogos. Destaque para o irreverente atacante Gabriel. O camisa 9 de bigode descolorido foi o artilheiro da competição, com sete gols quatro deles marcados na vitória de 5 a 0 contra Paracambi, na semifinal. Com apenas 16 anos, já participa entre os adultos no campeonato amador de Magé. Agora, se prepara para um teste nas categorias de base do Vasco. "Estou correndo atrás do meu sonho de ser jogador de futebol", sorri.

Atletas de Itaguaí comemoram a conquista do ouro no futsal sub-17, após superar Paracambi nos pênaltis - Fernanda Dias

EQUILÍBRIO NO FUTSAL

Sobrou equilíbrio na decisão do futsal sub-17. Itaguaí tomou a iniciativa, mas perdeu chances claras de gol. Paracambi tentava sair nos contra-ataques. "Vamos caprichar! Mais calma! Só tem que sair o gol", orientou o técnico Adelson Santos, numa parada técnica. A advertência surtiu efeito. João Vitor avançou pela esquerda e chutou. A bola bateu na defesa adversária e entrou. Mas Paracambi virou, com dois gols no primeiro tempo. "Não quero herói, quero time campeão! É esporte coletivo", pediu o técnico Gelson Siqueira, de Paracambi, no intervalo. Na etapa complementar, Daniel empatou. Nos pênaltis, deu Itaguaí, que mantém a mesma base bicampeã no sub-14, em 2015 e 2016.

Você pode gostar
Comentários