Niterói é a única cidade brasileira a ser homenageada em premiação internacionalDivulgação
Por O Dia
Publicado 15/10/2020 14:38
Niterói - A Organização das Nações Unidas (ONU), Congresso Smart City e Fira de Barcelona reconheceram o empenho de Niterói no combate à covid-19, em premiação entregue ontem ao prefeito Rodrigo Neves (PDT). O prêmio destaca a liderança e o empenho de autoridades latino-americanas no enfrentamento da pandemia e, no caso de Niterói, a organização do evento justificou o reconhecimento pelas ações rápidas, com preferência ao atendimento à população mais vulnerável.    
"Receber esse prêmio internacional, além de uma honra muito grande, é um sinal claro de que nós tomamos todas as medidas necessárias e corretas para salvar vidas e apoiar as pequenas e médias empresas na nossa cidade. Niterói passou a ser um exemplo para outras cidades do Brasil e do mundo", aponta o prefeito Rodrigo Neves. Segundo ele, ser uma das quatro cidades latino-americanas a receber o reconhecimento mostra que seguiram o caminho correto com a ciência e experiências internacionais. Além da cidade fluminense, também foram premiadas Montevidéu, no Uruguai, Bogotá, na Colômbia, e Cuenca, no Equador.
Publicidade
No documento oficial, assinado por Elkin Velásquez, diretor regional da América Latina e Caribe da ONU Habitat, Pilar Conesa, curadora da Smart City World Congress, e Manuel Redondo, presidente da Fira de Barcelona Internacional, os organizadores argumentam que Niterói receberia o prêmio por "representar um exemplo de ação responsável, precoce, comprometida e inspiradora". Eles destacaram, ainda, que o município serviria de exemplo da capacidade que tantas outras autoridades se utilizara para dar uma resposta durante a pandemia. 


Publicidade
Niterói na Smart City Expo LATAM Congress
Mobilização desde o começo
Publicidade
Desde os primeiros casos da covid-19 em Niterói, a prefeitura tomou medidas eficazes, como a abertura do primeiro hospital público brasileiro destinado ao tratamento de pacientes com o coronavírus, com abertura de leitos, contratação de profissionais e realização de testes na população. Também foi implementada a Renda Básica Temporária e Busca Ativa, para beneficiar cerca de 50 mil famílias com crédito mensal de R$ 500, pagos até dezembro.
Foi apresentado, também, o programa Empresa Cidadã, para que o poder público de Niterói pudesse pagar um salário mínimo a funcionários de empresas, entidades religiosas, filantrópicas, clubes e organizações sindicais que não reduzissem o quadro de profissionais durante a pandemia. Segundo cálculos da prefeitura, a atuação conseguiu manter cerca de 11 mil empregos.