A raiva é uma doença gravíssima que apresenta quase 100% de letalidade. No meio urbano ela pode ser transmitida principalmente por cães ou gatos - Imagem Internet
A raiva é uma doença gravíssima que apresenta quase 100% de letalidade. No meio urbano ela pode ser transmitida principalmente por cães ou gatosImagem Internet
Por O Dia

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí promove, neste sábado, a campanha anual de vacinação antirrábica para cães e gatos. Ao todo, a pasta vai realizar a imunização gratuita em 57 postos da cidade, das 8h às 17h. Em sua última campanha, que aconteceu em 2018, Itaboraí imunizou 32.550 animais, sendo 27.942 mil cães e 4.608 gatos.

No ano de 2019 não houve campanha devido a problemas na produção da vacina relatados pelo Ministério da Saúde. A recomendação da Secretaria de Saúde é que, a partir dos quatro meses de idade, cães e gatos saudáveis sejam vacinados. Animais gestantes não poderão receber a vacina.

É muito importante que os condutores dos animais respeitem as medidas de prevenção contra a Covid-19, como o uso obrigatório de máscara e o distanciamento seguro entre as pessoas. O imunizante previne contra a raiva, doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos e compromete o sistema nervoso central, sendo fatal tanto para animais quanto para humanos.

O vírus é transmitido do animal para o homem por meio da saliva de bichos doentes, principalmente pela mordida, mas também por lambidas e arranhões. Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da doença ao homem. Os postos de vacinação podem ser conferidos no site da prefeitura da cidade, em www.itaborai.rj.gov.br. 

Você pode gostar
Comentários