Niterói terá mais de 200 hectares de Mata Atlântica restauradasDivulgação/Leonardo Simplício
Por O Dia
Publicado 03/05/2018 11:00

Niterói se prepara para colocar em prática um ambicioso projeto de recuperação de áreas verdes. O município acaba de obter verba do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para diversos programas de sustentabilidade. No total, serão aplicados R$ 3 milhões para a recuperação de restingas e a restauração de 203,1 hectares de Mata Atlântica.

De acordo com a Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), vão ser contemplados diversos locais da Região Oceânica de Niterói. Entre eles, as ilhas Pai, Mãe e Filha também conhecida como Ilha da Pimenta , na enseada de Itaipu, e a Ilha do Veado, em Piratininga. Ambas receberão ações de reflorestamento e recomposição da área restinga. O objetivo é reverter os danos ambientais que chegam a interferir até mesmo na pesca artesanal.

Ainda conforme a SMARHS, será realizado plantio de um mix de sementes de diversas espécies nativas, com o objetivo de garantir o enriquecimento da flora local. Entre as áreas contempladas, a restinga da Duna Grande, em Itaipu, e as regiões de Itacoatiara e Camboinhas. As mudas serão fornecidas por meio de parceria com a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos e o horto viveiro da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Segundo o secretário-executivo da Prefeitura de Niterói, Axel Grael, a cidade cada vez mais caminha para incentivar e implementar políticas e ações para que torne o município mais sustentável. Ele ainda explica que, a secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade está trabalhando em todo o processo logístico para elaboração e detalhamento do plantio das espécies nativas.

"Niterói tem trabalhado com diversas iniciativas para melhorar a cobertura florestal e dar qualidade a elas. O resultado dessas ações é bom e, através do Niterói Mais Verde, Pro-Sustentável e outros projetos, esperamos deixar uma cidade mais verde para os moradores e também para gerações futuras", destaca Axel Grael.

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias