Abrigo emergencial de inverno para proteger do frio a população em situação de rua na Praça Washington Luís, em Macaé - Divulgação/ Rui Porto FIlho
Abrigo emergencial de inverno para proteger do frio a população em situação de rua na Praça Washington Luís, em MacaéDivulgação/ Rui Porto FIlho
Por O Dia

Rio - Eis, enfim, que hoje tem início o inverno, estação que se estenderá até o dia 22 de setembro. De baixas temperaturas, a temporada é ideal para aqueles passeios pelas regiões serranas do Estado do Rio. A época, no entanto, é também sinônimo de muito sufoco para a população em situação de rua dos diversos municípios fluminenses. Afinal, o frio intenso pode até levar à morte.

Não à toa, várias cidades estão com ações para garantir mais conforto aos moradores de rua e, assim, minimizar os efeitos do inverno. Em Araruama, por exemplo, é realizada nova edição da Campanha do Agasalho. Batizada de 'O Tempo Pode Esfriar, Seu Coração Não', a iniciativa visa arrecadar agasalhos, meias, luvas, cachecóis e cobertores. A campanha vai até dia 30 de julho confira os locais de arrecadação no site www.odia.com.br.

Em São Gonçalo, o shopping Pátio Alcântara está com a Campanha do Agasalho 2018. A ação tem como objetivo arrecadar roupas de frio, cobertores e calçados (infantis ou adultos) em bom estado de conservação. Todos os itens podem ser doados até o dia 7 de julho. O ponto de arrecadação fica na sala Vip Spot, localizada no primeiro piso. O funcionamento é de 11h às 19h, diariamente o endereço é Praça Carlos Gianelli, s/n°, em Alcantara.

Na cidade de Petrópolis, as doações de camisas, calças, casacos e cobertores vão até o 6 de julho e podem ser feitas em uma barraca instalada pela Defesa Civil na Praça D. Pedro, no Centro. De acordo com o órgão, são esperados mais de dois mil artigos. "Sabemos que, durante o inverno, o frio em Petrópolis é intenso e nossa campanha busca contribuir com as pessoas que mais precisam. Contamos com o apoio dos petropolitanos", pede o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz.

Já em Macaé, a prefeitura está com arrecadação de cobertores, meias, roupas e agasalhos informações pelo e-mail semas@macae.rj.gov.br ou pelo telefone (22) 2765-0593, de 8h às 17h. Outro serviço é a Pousada da Cidadania, que oferece moradia provisória para até 50 pessoas fica na Rua Orlando Tardele, 206, Bela Vista.

Abrigo com 50 dormitórios
Publicidade
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade de Macaé abre hoje duas tendas na Praça Washington Luiz para abrigar moradores em situação de rua. Inicialmente, serão 50 dormitórios, masculinos e femininos, e os interessados poderão procurar o abrigo entre 18h e 23h, com permanência até as 8h do dia seguinte.
"Vamos fornecer café da manhã e o almoço será servido no Restaurante Popular. Todos receberão uma senha, que será distribuída por nossa equipe. Quanto ao jantar, estamos solicitando aos nossos parceiros, como igrejas, grupos espíritas, entre outras instituições a doação de alimentos", avisa a secretária de Desenvolvimento Social, Tatiana Pires.
Publicidade
LOCAIS DE DOAÇÃO EM ARARUAMA

Sede da Prefeitura Municipal de Araruama — Av. John Kennedy, 120, Centro

Publicidade
CRAS Bananeiras — Rua Iguarassu, 176, Parque Novo Horizonte
CRAS Mutirão — Rua Horácio Vieira, s/n° (Casa da Alegria)
Publicidade
Secretaria de Política Social, Trabalho, Habitação, Terceira Idade e Desenvolvimento Humano (SEPOL) — Rua Joaquim Andrade, 40, Centro
Centro de Proteção a População em Situação de Rua (Centro POP) — Rodovia Amaral Peixoto, 1141, Vila Capri
Publicidade
Centro Especializado de Assistência Social (CREAS) — Rua Bernardo Vasconcellos, 1044, Centro
AFADA — Rua Garcia, 50, Parque Mataruna (ao lado do CIEP 148)
Publicidade
Igreja Tempo de Adoração — Rua José Marcos, 117, Vila Capri