Cidades mantêm campanha de vacinação

Além dos grupos prioritários, imunização agora também vai contemplar crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos

Por O Dia

Municípios que ainda tiverem doses da vacina contra gripe vão oferecer imunização para os dois novos grupos
Municípios que ainda tiverem doses da vacina contra gripe vão oferecer imunização para os dois novos grupos -

Rio - Por determinação do Ministério da Saúde, as cidades que ainda tiverem estoque de vacinas contra a gripe  devem estender a campanha de imunização para duas novas faixas etárias. Agora, além dos grupos prioritários, crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos também podem se proteger contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.

"Mesmo com o fim da campanha, a vacina continuará disponível em muitas cidades. Por isso, é importante que a população procure se vacinar e se previna contra a doença. Apesar da gripe não ser uma doença grave, pode se agravar entre os grupos prioritários", lembra o secretário estadual de Saúde, Sérgio Gama, acrescentando que a meta é vacinar de cerca de 4,5 milhões de pessoas em todo o Estado do Rio.

Em Petrópolis, a campanha de vacinação permanece em 40 postos espalhados pela cidade. De acordo com a Secretaria de Saúde, já foram aplicadas mais 65 mil doses, mas a meta é imunizar 90% do público-alvo, que é de cerca de 93 mil pessoas.

"A vacinação é a forma mais segura e eficaz para prevenir a gripe e suas complicações e, por isso, é essencial que as pessoas procurem os postos para se vacinar", atesta o secretário de Saúde de Petrópolis, Silmar Fortes.

Na cidade de Campos dos Goytacazes, a campanha de vacinação está mantida em 45 postos de atendimento. De acordo com a Secretaria de Saúde, o objetivo é vacinar um total de 100 mil pessoas do grupo prioritário. Afinal, até o momento foram aplicadas mais de 68 mil doses. 

Em Volta Redonda, a campanha segue em todas as 44 UBS ou UBSF (Unidade Básica de Saúde e Unidade Básica de Saúde da Família). As doses também são aplicadas na Policlínica do Idoso, na Policlínica da Mulher e no Centro de Doenças Infecciosas (CDI). 

"A secretaria registrou baixo índice do público-alvo vacinado. E, apesar de não termos registros de casos oficiais, solicitamos que todos que fazem parte do público-alvo que procurem uma unidade de saúde, próxima de sua residência, para se prevenir", destaca Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto.

Devem tomar a vacina contra a gripe pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças entre seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). Também precisam ser imunizados os trabalhadores da saúde, professores, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, além da população carcerária e os funcionários do sistema prisional.

Galeria de Fotos

Municípios que ainda tiverem doses da vacina contra gripe vão oferecer imunização para os dois novos grupos Divulgação
Vacinação contra a gripe agora também é destinada a crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos Divulgação

Comentários

Últimas de O Dia no Estado