Paraty recebe o universo da literatura

Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) contará com escritores do mundo inteiro e vai homenagear Hilda Hilst

Por O Dia

O nome de Fernanda Montenegro é Arlette Pinheiro Esteves Silva
O nome de Fernanda Montenegro é Arlette Pinheiro Esteves Silva -

Rio - O mundo das letras vai se reunir em Paraty. De 25 a 29 de julho será realizada nova edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). O evento vai contar com a participação de 33 escritores 17 mulheres e 16 homens. Neste ano, a homenageada será a escritora Hilda Hilst. 

Autora de obras como 'A Obscena Senhora D' e 'Estar Sendo. Ter Sido', entre outras, Hilda Hilst será tema de várias mesas-redondas uma delas comandada pela atriz Fernanda Montenegro e a pianista e compositora Jocy de Oliveira e performances. 

Também está programada uma mesa-redonda com o fotógrafo Eder Chiodetto, a atriz Iara Jamra e o cantor e compositor Zeca Baleiro. Eles vão relembrar os encontros que tiveram com Hilda Hilst e falar sobre suas obras baseadas na escritora.

"Este ano, as mesas literárias estão estruturadas em torno de temas como o amor, o sexo, a morte, Deus, a finitude e a transcendência todos presentes na obra de Hilda Hilst , configurando, assim, uma Flip que será mais íntima", adianta a curadora Joselia Aguiar.

Entre os escritores brasileiros, Sérgio Sant'Anna, Djamila Ribeiro, Lígia Ferreira e Geovani Martins. Além deles, também estão confirmadas as presenças do egípcio de André Anciman, a russa Liudmila Petruchévskaia e o norte-americano Colson Whitehead, autor do livro 'The Underground Railroad', ganhador dos prêmios National Book Award de Ficção, de 2016, e do Prêmio Pulitzer, de 2017.

OUTRAS ATIVIDADES

A Casa Libre e Nuvem de Livros vão promover programação paralela à Flip 2018. Entre as atividades, o  Encontrão de Poetas, que vai reunir diversos autores, como Ana Carolina Assis, da Oficina Experimental de Poesia, e Estela Rosa e Taís Bravo, do projeto Mulheres que Escrevem. O espaço também contará com uma extensa programação de debates, além de programação infantil. 

"Pelo quinto ano consecutivo, a Libre, em parceria com a Nuvem de Livros, traz uma discussão contundente para a Flip. Discutir o papel da leitura é discutir o mundo. É discutir as possibilidade de formação de novos leitores e que estes sejam atentos e reflexivos. Discutir leitura é fugir da alienação que parece nos rondar", destaca Raquel Menezes, presidente da Libre.

Carnaval fora de época

A Casa Libre e Nuvem de Livros vão promover Carnaval fora de época em Paraty. O evento será no dia 27 de julho, às 21h30, quando o bloco Só Paro no Próximo Capítulo vai percorrer as ruas do Centro Histórico. Após o desfile vai ser realizado um grande baile na sede da Casa Libre & Nuvem de Livros — Rua da Lapa, 8.

O desfile é aberto ao público e gratuito, mas o ingresso do baile vai custar R$ 52. O valor dá direito a uma camisa exclusiva da Poeme-se, ilustrada por Roger Mello, além de cerveja e salgadinhos.

Encontros e lançamentos

A Casa Sesc vai realizar uma série de atividades durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). No total, serão dez lançamentos, além de encontros com autores, mesas-redondas e apresentações musicais.

Entre os lançamentos, 'Fernanda Montenegro: Itinerário Fotobiográfico'; 'Tarsila do Amaral: A Modernista', da professora e ensaísta Nádia Gotlib; e 'Fernando Lemos Hilda Hilst', do professor de literatura Augusto Massi, em parceria com o fotógrafo português Fernando Lemos.

Galeria de Fotos

O nome de Fernanda Montenegro é Arlette Pinheiro Esteves Silva Divulgação/Leila Fugii
A Flip 2018 será em julho e vai homenagear a escritora Hilda Hilst divulgação
Lançamentos Sesc na Flip 2018 Divulgação
Lançamentos Sesc na Flip 2018 Divulgação
A programação da Flip 2018 vai contemplar mais de 15 mesas-redondas e sessões de autógrafos com autores, além de variados eventos paralelos Divulgação
Hilda Hilst será a homenageada da Flip 2018 Divulgação/Instituto Hilda Hilst

Comentários

Últimas de O Dia no Estado