As antigas fazendas de café da região vão servir de cenário para recitais e diversas apresentações de música - FOTOS Divulgação
As antigas fazendas de café da região vão servir de cenário para recitais e diversas apresentações de músicaFOTOS Divulgação
Por O Dia

Rio - Uma grande festa vai tomar conta do Sul Fluminense. Entre os dias 20 e 29 de julho acontecerá mais uma edição do Festival Vale do Café. Na programação, shows e recitais de música, espetáculos de teatro, exposições e cursos e oficinas. Haverá atividades pagas e também gratuitas.

Fazem parte do 16° Festival Vale do Café um total de onze antigas fazendas da região, além do Jardim Ecológico Uaná Etê, localizado no distrito de Sacra Família, em Paulo de Frontin, e do Teatro Sonora, em Conservatória, distrito de Valença.

Nas fazendas, com programação paga, estão previstas as apresentações de Angelica De La Riva (Fazenda Florença, em Conservatória), do violonista Marcel Powell (Fazenda Vista Alegre, em Valença), da cantora lírica Carol McDavit (Fazenda do Paraízo, em Rio das Flores) e da dupla Dani Spielmann e Sheila Zagury (na Fazenda São João da Prosperidade, em Barra do Piraí. Em todas elas, além dos shows, haverá visita ao casarão e degustação de lanche colonial após o concerto.

"Festival Vale do Café está em sua décima sexta edição e, em 2018, foi selecionado pelo Ministério da Cultura para constar no calendário 'Rio de Janeiro a Janeiro' como um dos eventos culturais do estado que mais geram renda e emprego. Festival já faz parte da história do Vale do Café e as pessoas aguardam por ele o ano inteiro", destaca Nelson Drucker, diretor-presidente da Backstage Produções.

Programação será gratuita
Publicidade
Vassouras vai promover uma programação paralela ao Festival Vale do Café. Em comemoração aos 60 anos de tombamento da cidade, o município contará com diversas atividades gratuitas, que vão ser realizadas na antiga Estação Ferroviária, na Igreja Matriz e no novo Centro Cultural Cazuza, entre outros espaços.
Estão programados shows de Turíbio Santos, Orquestra de Cordas de Volta Redonda e da Orquestra Serra do Mar Cordas Dedilhadas, além do Grupo Junino Spanta Nénem, Banda Alecrim e Bloco Exagerado, entre outros. Haverá ainda gastronomia e exposição de artes plásticas e de orquídeas. 
Publicidade
Além de Vassouras, outros municípios também terão atividades gratuitas. No sábado, 21 de julho, o grupo Noites Cariocas vai apresentar repertório dedicado ao músico Jacob do Bandolim. O show será no Centro Cultural Professor Antônio Pacheco Leão, em Rio das Flores. Já no dia 22, a harpista Cristina Braga fará espetáculo no Centro Cultural Maestro José Figueira, em Paty do Alferes.
Publicidade
PROGRAMAÇÃO NAS FAZENDAS

20/7 - 11h

Angelica De La Riva - 'Musica Feramente Humana'