Rio - Niterói se prepara iniciar as obras de revitalização do Mercado Municipal Feliciano Sodré. Abandonado há três décadas, o prédio será transformado em um grande polo gastronômico e cultural. A inauguração está prevista para novembro de 2019. O investimento R$ 69 milhões ficará a cargo do consórcio Novo Mercado Municipal, formado pelas empresas RFM Participações, Nacional Shopping Planejamentos e Reestruturação de Shopping Center e L1 M3 Publicidade. Em tamanho, será o segundo maior mercado do Brasil.
A primeira etapa da obra ficará restrita à revitalização total do antigo prédio em estilo art déco. No térreo, por exemplo, o mercado ganhará delicatessen e quiosques de flores, artesanato e alimentos, entre outros. Haverá ainda um mezanino com restaurantes. Já no entorno do futuro espaço gastronômico serão criados jardins e um 'biergarten' de cervejarias artesanais.
A segunda etapa prevê a construção de uma nova praça e também de um centro cultural e um edifício garagem com 300 vagas de estacionamento. O espaço, por sinal, adotará medidas ecologicamente corretas, como o uso da luz natural e reaproveitamento de água da chuva, além de telhado verde.
"A prefeitura está resgatando uma parte da história de Niterói com a revitalização do Mercado Municipal Feliciano Sodré. Como aconteceu em São Paulo, vai estimular o turismo na cidade, além de ser de grande importância na área de interesse econômico e social, com a geração de empregos, e também para que as pessoas que moram na cidade tenham mais uma opção de lazer", avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria Naval e Petróleo e Gás, Luiz Paulino Moreira Leite.
PRÉDIO HISTÓRICO
O Mercado Municipal foi construído entre 1927 e 1930, sendo desativado em 1976. Na década de 1980, o prédio passou a abrigar o Depósito Público Estadual. Localizado na Avenida Feliciano Sodré, entre a Rua Presidente Castelo Branco e a Avenida Washington Luiz, o espaço ocupa uma área total de cerca de 9,7 mil metros quadrados.
Comentários