Por O Dia

Rio - A Secretaria de Saúde de Petrópolis vai promover, no próximo sábado, 20 de outubro, o Dia D de Coleta de Preventivo. A campanha acontecerá em seis unidades Básicas de Saúde, 32 unidades de Saúde da Família (USF), além do Centro de Saúde, Centro de Saúde do Itamarati e Ambulatório do Hospital Alcides Carneiro (HAC), entre 8h e 17h.

Principal exame para diagnosticar precocemente o câncer de colo de útero e possíveis inflamações ou infecções, além de doenças sexualmente transmissíveis, o preventivo (também denominado Papanicolau) deve ser feito anualmente ou a cada seis meses, conforme orientação médica. 

A regularidade do preventivo, por sinal, é forma mais eficaz para detectar as chamadas lesões precursoras, que antecedem o aparecimento da doença. E, se detectadas, as chances de cura são de 100%. O exame deve ser feito assim que as mulheres começam a vida sexual.  

"Com o exame é possível avaliar as alterações ocasionadas pelo HPV, lesões internas, infecções e inflamações vaginais e doenças sexualmente transmissíveis que não manifestam sintomas externos. É de extrema importância que as mulheres estejam em dia com os seus exames preventivos anualmente", ensina Fátima Coelho, superintendente de Atenção à Saúde de Petrópolis.

OUTRAS AÇÕES

Além do Dia D de Coleta de Preventivo, as unidades de saúde de Petrópolis também vão realizar exames clínicos da mama, que detecta sinais e sintomas sugestivos de câncer de mama. Haverá ainda ações especiais no Centro de Saúde Coletiva Professor Manoel José Ferreira, que vai ter atendimentos extras. Cinco dentistas vão estar de plantão para oferecer escovação e limpeza com flúor para crianças de até 12 anos. Haverá ainda oficina de maquiagem, atendimentos de advocacia, nutrição e shiatzu, de 8h às 12h.

LOCAIS DE ATENDIMENTO

Horário de funcionamento: de 8h às 17h

USF Alto Siméria – Rua Manoel Francisco de Paula, s/nº