Cinco instituições de ensino participam do Passaporte Universitário - Divulgação
Cinco instituições de ensino participam do Passaporte UniversitárioDivulgação
Por O Dia

Rio - Atenção estudantes de Maricá. Vão somente até o próximo domingo as inscrições do Passaporte Universitário. Criado pela Secretaria de Educação, o programa permite que moradores do município — é preciso morar na cidade há, no mínimo, cinco anos — possam ter acesso a cursos de graduação, pós-graduação, especialização, mestrado e doutorado em instituições de ensino superior. Para se inscrever, basta acessar o site www.passaporteuniversitario.marica.rj.gov.br.

De acordo com a Secretaria de Educação, em um primeiro momento vão ser oferecidas mil bolsas de graduação para o primeiro semestre de 2019, em cinco instituições de ensino superior. Haverá bolsas para a Fundação Educacional Severino Sombra; S.E. Estácio de Sá; Associação Brasileira de Educadores Lassalistas (UniLassale); Fundação Educacional Serra dos Órgãos UniFeso e Campanha Nacional de Escolas de Comunidade (Cenecista).

Conforme a secretaria, são 700 bolsas destinadas ao Universitária Social. Destas, 300 são para os candidatos que se enquadrem nos critérios de seleção de renda, que residam no município há pelo menos cinco anos ininterruptos, incluindo os que estão atualmente no ensino superior. As outras 400 serão para os candidatos que não estejam matriculados em nenhuma instituição de ensino superior pública ou privada.

Para conseguir umas das 300 bolsas do Universitária Social, os candidatos devem obedecer alguns critérios estabelecidos no edital do programa. Estudantes com renda familiar de até quatro salários mínimos terão 100% de cobertura. Já com renda familiar de quatro a seis salários terão 80%.

O programa prevê ainda 300 bolsas do Universitária de Excelência. Destas, 180 delas vão ser dadas aos candidatos que tenham cursado o Ensino Médio em rede pública, que residam no município há cinco anos ininterruptos e com nota de Enem superior a 450 pontos, da maior para a menor pontuação. As outras 120 vagas serão disputadas por todos os candidatos que residam em Maricá, há cinco anos ininterruptos, com nota do Enem superior a 450 pontos, com o mesmo critério.

"Vamos abrir em junho inscrições para mais duas mil vagas e, no final do ano, em novembro, serão mais duas mil para que os alunos comecem a estudar em 2020", avisa a secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa. 

Você pode gostar
Comentários