Plebiscito decidiu pela interrupção do serviço com tração animal  - Divulgação
Plebiscito decidiu pela interrupção do serviço com tração animal Divulgação
Por LUIZ ALMEIDA

Rio - Petrópolis estuda alternativas para a substituição das tradicionais vitórias — charretes com tração animal que fazem passeios turísticos na cidade. O objetivo é encontrar soluções para garantir a requalificação dos charreteiros e também proporcionar o bem-estar dos animais, depois que plebiscito realizado no ano passado decidiu pela interrupção do serviço. 

Atualmente são feitas reuniões periódicas com representantes de todos os setores envolvidos — as secretarias de Turismo, Meio Ambiente, Planejamento, Cultura, Assistência Social e Trabalho e Renda, além de entidades como a OAB e representantes da sociedade civil. A iniciativa visa a criação de cronograma de ações para o fim do serviço. 

Entre as iniciativas, o cadastramento dos charreteiros na Secretaria de Assistência Social. Assim, cada caso será estudado individualmente para que sejam apresentadas soluções de empregabilidade. A intenção é incluir os profissionais na realização do serviço mas sem a utilização dos animais.

"Nossa equipe segue em contato com os charreteiros para que o cadastro seja realizado. Vamos estudar de que maneira podemos assistir cada família. Trabalhamos para discutirmos de que forma vamos realocar essas pessoas no mercado de trabalho", explica Denise Quintella, secretária de Assistência Social.

Outra frente de trabalho está direcionada para a conclusão de um edital de licitação para charretes elétricas. "Trabalhamos para criar um projeto que permita a continuidade da atividade, mas sem a tração animal. Precisamos explorar o potencial turístico da cidade da melhor maneira possível. Esperamos ter novidades em breve com relação às charretes elétricas", pontua o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

 

Você pode gostar
Comentários