Por O Dia
Rio - Mangaratiba vai receber na próxima semana uma edição do projeto Rio Criativo, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Trata-se da Caravana Identidade e Inovação em Negócios na Costa Verde, que acontecerá entre os dias 28 e 30 de maio na Fundação Mário Peixoto, no Centro, e contará com oficinas gratuitas para empreendedores da região.

Ao longo de três dias de evento, os participantes vão poder discutir e conhecer alternativas para a região em seis oficinas temáticas — 'A Costa Verde como Marca', 'Serviços e Produtos Com o Perfil da Região', 'Modelagem de Negócios Culturais', 'Planejamento Estratégico Para Pequenos Negócios', 'Operação Financeira em Negócios Culturais' e 'Mídias Sociais Para Pequenos Negócios'. 
As oficinas gratuitas poderão receber até 100 participantes. A Fundação Mario Peixoto fica na Rua Coronel Moreira da Silva, 232, no Centro de Mangaratiba. Inscrições no site www.riocriativo.com.
Publicidade
DIA 28 
Oficina 1 — A Costa Verde Como Marca (9h às 13h)

Lugares são como marcas. Países, estados e cidades precisam criar imagens condizentes com suas experiências para atrair turistas e investimentos. O termo 'Place Branding' quer dizer a gestão da marca de um lugar. Nesta oficina, será trabalhada a identidade da Costa Verde, pensando nos principais atributos da região a partir de quem vive o seu cotidiano. Serão revistos estereótipos, atributos, slogans, logomarcas, cores, storytelling (narrativas) e aprendizado das redes sociais a seu favor.
Publicidade
Oficina 2 — Serviços e Produtos com a Cara da Região (14h às 18h)
 
O que faz alguém comprar o seu produto ou serviço? Como fazer produtos e serviços que importam para quem os utilizam? Nessa oficina, os participantes irão aprender a criar empatia com o cliente com o objetivo de extrair as informações necessárias para desenvolver experiências autênticas e significativas para ele.
DIA 29
Publicidade
Oficina 3 — Modelagem de Negócios Culturais (9h às 13h)

Como fazer sua ideia de cultura se transformar em negócio? Nessa oficina, serão conhecidos diferentes modelos para aprender a desenvolver o seu modelo de negócios - a forma como se captura, gera e entrega valor para o usuário - sem deixar a identidade local de lado.
Oficina 4 — Planejamento Estratégico Para Pequenos Negócios (14h às 18h)

Você sabe o que é estratégia? Diferente de objetivos, missão e visão, a estratégia é a forma como um negócio decide, planeja e executa suas atividades. Nesta oficina, os participantes vão aprender ferramentas e métodos para montar um plano estratégico eficiente para o seu negócio.
Publicidade
DIA 30
Oficina 5 — Operação Financeira em Negócios Culturais (9h às 13h)

Na hora de botar o bloco na rua, muitos imprevistos acontecem. Como manter a sustentabilidade financeira em um mercado instável como o da cultura? Nesta oficina, os participantes aprenderão o básico do que precisam saber para operar financeiramente o seu negócio, sendo ao mesmo tempo eficiente e mantendo as contas em dia.
Publicidade
Oficina 6 — Mídias Sociais para Pequenos Negócios (14h às 18h)

Você está atingindo o público que gostaria? Como o cliente percebe o seu serviço? Nesta oficina, será ensinado a comunicar de forma relevante e criativa como usar as mídias sociais para atingir seu público. Será criada uma campanha de marketing e uso de ferramentas de planejamento e análise de resultados. Com dicas práticas, referências teóricas e cases inovadores, serão mostradas as várias etapas de uma estratégia de marketing em mídias sociais.