Ao longo de três dias de evento, os participantes vão poder discutir e conhecer alternativas para a região em seis oficinas temáticas — 'A Costa Verde como Marca', 'Serviços e Produtos Com o Perfil da Região', 'Modelagem de Negócios Culturais', 'Planejamento Estratégico Para Pequenos Negócios', 'Operação Financeira em Negócios Culturais' e 'Mídias Sociais Para Pequenos Negócios'.
Lugares são como marcas. Países, estados e cidades precisam criar imagens condizentes com suas experiências para atrair turistas e investimentos. O termo 'Place Branding' quer dizer a gestão da marca de um lugar. Nesta oficina, será trabalhada a identidade da Costa Verde, pensando nos principais atributos da região a partir de quem vive o seu cotidiano. Serão revistos estereótipos, atributos, slogans, logomarcas, cores, storytelling (narrativas) e aprendizado das redes sociais a seu favor.
O que faz alguém comprar o seu produto ou serviço? Como fazer produtos e serviços que importam para quem os utilizam? Nessa oficina, os participantes irão aprender a criar empatia com o cliente com o objetivo de extrair as informações necessárias para desenvolver experiências autênticas e significativas para ele.
Como fazer sua ideia de cultura se transformar em negócio? Nessa oficina, serão conhecidos diferentes modelos para aprender a desenvolver o seu modelo de negócios - a forma como se captura, gera e entrega valor para o usuário - sem deixar a identidade local de lado.
Você sabe o que é estratégia? Diferente de objetivos, missão e visão, a estratégia é a forma como um negócio decide, planeja e executa suas atividades. Nesta oficina, os participantes vão aprender ferramentas e métodos para montar um plano estratégico eficiente para o seu negócio.
Na hora de botar o bloco na rua, muitos imprevistos acontecem. Como manter a sustentabilidade financeira em um mercado instável como o da cultura? Nesta oficina, os participantes aprenderão o básico do que precisam saber para operar financeiramente o seu negócio, sendo ao mesmo tempo eficiente e mantendo as contas em dia.
Você está atingindo o público que gostaria? Como o cliente percebe o seu serviço? Nesta oficina, será ensinado a comunicar de forma relevante e criativa como usar as mídias sociais para atingir seu público. Será criada uma campanha de marketing e uso de ferramentas de planejamento e análise de resultados. Com dicas práticas, referências teóricas e cases inovadores, serão mostradas as várias etapas de uma estratégia de marketing em mídias sociais.