Grupos de ajuda contra o tabagismo terão sessões ainda neste mês - divulgação
Grupos de ajuda contra o tabagismo terão sessões ainda neste mêsdivulgação
Por O Dia
Rio - Resende vai ganhar cinco novos grupos antitabagista. Fruto do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, eles vão funcionar ainda em junho nos bairros Itapuca, Centro, São Caetano, Paraíso e Liberdade. 
Para participar de um dos grupos, os fumantes devem primeiramente fazer entrevista de avaliação do histórico de saúde e grau de dependência, além de ser avaliada a história tabagística de cada participante. É preciso levar identidade, cartão do SUS e comprovante de residência.
Publicidade
Não é necessário morar no bairro de escolha para iniciar o tratamento e após a entrevista inicial não será possível integrar novos participantes. Os encontros vão acontecer em Itapuca (dia 24), no Posto de Saúde do Centro (25), na USF São Caetano e na Sede no Programa, no Paraíso (27), e na USF Liberdade (28).

No início do tratamento, os grupos se reúnem semanalmente. Após período de evolução, os encontros passam a ser quinzenais. A previsão aproximada para alta do tratamento é de cerca de três meses. O trabalho é feito com apoio de enfermeiros, médicos, dentistas, agentes comunitários e psicóloga.
Para fazer a inscrição é preciso entrar em contato com o Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, no número (22) 3354-0363. O atendimento por telefone ou na sede do programa (Rua Abílio Godoy, 127, Paraíso) é de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 11h e das 13h às 16h.