Pintores vão ocupar diversos locais turísticos do balneário, como a Orla Bardot e a Rua das Pedras - divulgação
Pintores vão ocupar diversos locais turísticos do balneário, como a Orla Bardot e a Rua das Pedrasdivulgação
Por O Dia
Rio - A cidade de Armação dos Búzios vai se tornar uma grande galeria de arte ao ar livre. Entre os dias 9 e 18 deste mês acontecerá o 4° Circuito Arte Búzios 2019. No total, 120 artistas ocuparão os principais pontos turísticos do município — entre eles, a Orla Bardot e a Rua das Pedras, além das diversas praças do balneário. 
Iniciativa da artista Flory Meneses e da produtora Luciana Fajardo, o 4° Circuito Arte Búzios contará com artistas locais e de outras cidades do Brasil. Durante duas semanas, a mostra também contará com uma série de exposições em ateliês e espaços comerciais, como pousadas e restaurantes.  
Publicidade
"A ideia é quebrar paradigmas da arte sempre expostas em espaços adequados e trazê-la para os locais públicos e ao ar livre com total integração e proximidade ao cotidiano das pessoas. Com isso, fomentamos não só o artista, mas também toda a cadeia produtiva de artes visuais.”, explica Flory.
O evento também contará com a exposição coletiva 'Inspira Búzios', que vai reunir 50 artistas no Espaço Cultural Zanine. Outras atrações serão as performances de dança e de música em locais públicos da cidade. Haverá ainda apresentação de arte urbana com pinturas ao vivo na Rua das Pedras, no encerramento da mostra.
Publicidade
Durante o circuito também vão ser realizadas oficinas com diferentes modalidades artísticas, como pintura, escultura, desenho, fotografia, mosaico, pintura para crianças, arte urbana e pintura em espátula. Algumas das aulas são gratuitas para crianças e adultos, e todas vão acontecer no Espaço Cultural Zanine e Rua das Pedras.
INCLUSÃO
Publicidade
O circuito também vai contar com oficinas de pintura inclusiva ministradas por Jefferson Maia, pedagogo e artista plástico tetraplégico, além de membro da Associação de Pintores com a Boca e os Pés (APBP). Elas serão gratuitas e destinadas a portadores de deficiências. Mais informações no site www.circuitoartebuzios.com.