Governo de Itaboraí completa mil dias com novidades na área da saúde

Diversas unidades de saúde básica foram inauguradas pelo município

Por O Dia

Novas unidades foram inauguradas durante a gestão
Novas unidades foram inauguradas durante a gestão -
Rio - A prefeitura afirma que a cidade ultrapassou por desafios e tem demostrado melhorias em diversos setores, como saúde, que é um dos principais pilares para a população.

A área é  apresentada como uma das prioridades do governo, propondo atendimentos mais humanizados para a população. Durante os mil dias da gestão, quatro Unidades de Saúde da Família foram reformadas, atendendo os bairros de Marambaia, Apollo, Centro e Quissamã. Além disso, também foi entregue uma nova unidade, no bairro Santo Expedito e outra sendo construída em Bela Vista.

Referência para o atendimento de cerca de 18 mil moradores por mês, o Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Nancilândia, passou por uma obra de reestruturação. Inaugurado em 1992, a unidade passou pela sua maior reforma e está de cara nova. Toda recepção foi reestruturada, assim como a sala de medicação, acolhimento e cinco consultórios médicos. Todo espaço está climatizado e agora conta com painéis eletrônicos para atendimento. Há um ano, em setembro de 2018, a Prefeitura de Itaboraí também inaugurou, na mesma unidade, o setor de pediatria, oferecendo um atendimento mais qualificado.

Atualmente, 5 Unidades Básicas de Saúde – UBS e 33 Unidades de Saúde da Família – USF foram inauguradas. Uma das unidades de saúde em destaque é a Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, no Centro, que passou por reforma de toda sua estrutura e passou a oferecer um melhor serviço para a população com  um espaço adequado e confortável. O local atente cerca de mil pacientes por mês, com consultas médicas com especialistas disponíveis para a população, que conta com pediatra, clínico geral e dentista. Lá também são oferecidas vacinas e é feito o teste do pezinho no bebê.

O bairro Santo Expedito também recebeu uma Unidade de Saúde. Inaugurado em junho deste ano, a Unidade de Saúde da Família José Ednaldo Mendes conta com equipe formada por médico, enfermeira, técnico de enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde; recepcionista e auxiliar de serviços gerais. O local possui 930 famílias cadastradas, com aproximadamente 3,2 mil pessoas. Outra unidade que passa por construção é a do bairro Bela Vista.

Galeria de Fotos

Novas unidades foram inauguradas durante a gestão Divulgação/Prefeitura de Itaboraí
Novas unidades foram inauguradas durante a gestão Divulgação/Prefeitura de Itaboraí
Novas unidades foram inauguradas durante a gestão Divulgação/Prefeitura de Itaboraí
Novas unidades foram inauguradas durante a gestão Divulgação/Prefeitura de Itaboraí

Outras melhorias

A prefeitura inaugurou também um laboratório municipal de análises clínicas, o HumanizaLab, no Centro da cidade. O local realiza diagnóstico de exames, favorecendo diversos tipos de atendimentos realizados nas unidades públicas de saúde do município. Assim como em outras especialidades, a saúde bucal da população não ficou esquecida. Atualmente, o município possui 13 consultórios odontológicos, e, por dia, atende em média 15 pacientes em cada unidade, com uma média de quase quatro mil atendimentos por mês. A atual gestão passou a disponibilizar também o novo Programa de Redução da Obesidade, destinado a homens e mulheres com idade entre 17 a 59 anos.

Os avanços na área da saúde ainda contaram, nesses mil dias, com a contratação de novos especialistas para reduzir o tempo de espera de atendimento para os pacientes. Entre os profissionais, fazem parte agora do novo quadro cardiologistas, gastroenterologistas, dentistas, fonoaudióloga, ultrassonografista e bucomaxilofacial.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários