Operação se concentra no Centro e em Vilar do Teles. Abordagens são feitas por agentes de motoDivulgação/Philippe Lima
Por *Rachel Siston
Publicado 05/03/2020 00:00

A partir de hoje, mais um município da Baixada Fluminense vai contar com o programa Segurança Presente. Depois de Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Queimados, chegou a vez de São João de Meriti receber o reforço diário de 46 policiais militares.

Além de quase dobrar o efetivo que opera atualmente na região, o projeto vai disponibilizar sete viaturas e quatro motos. Os carros serão ocupados por três agentes cada e ao estacionar, dois deles vão fazer patrulhamento nas ruas do entorno.

A ação ficará concentrada no Centro da cidade e em Vilar dos Teles. Os policiais que realizam policiamento nesses locais vão circular em outras localidades. As abordagens ficarão sob responsabilidade dos agentes de moto.

De acordo com o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Fluminense da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Léo Vieira (PSC), o município sofre com o alto índice de criminalidade, chegando a registrar uma média de 270 roubos de veículos e de 370 a 400 a pessoas por mês.

"Nos locais onde foi implantado, o Segurança Presente chegou a reduzir em 70% os índices de criminalidade. Além de garantir o direito de ir e vir do cidadão, também promove o desenvolvimento, porque a população se sente mais segura para sair e acaba consumindo mais. Assim, o comércio acaba gerando emprego. Não é só segurança, é todo um processo de desenvolvimento para a cidade", afirmou o parlamentar.

O programa ainda terá um grupo no WhatsApp criado pelo 21º BPM (São João de Meriti) com a participação dos cidadãos.

Campos terá terceiro Dia D contra sarampo
Foco é imunizar pessoas até 59 anosDivulgação prefeitura de Campos
Publicidade
Niterói fecha acordo com a Unesco
Niterói vai ganhar um programa para fortalecer o Patrimônio Cultural e Natural da cidade. Para tanto, o município acaba de fechar acordo de R$ 8,5 milhões com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Publicidade
O plano prevê a criação do Centro de Memórias Oscar Niemeyer, a elaboração do projeto do Museu do Cinema Brasileiro e um plano de desenvolvimento do turismo com roteiros para museus, igrejas e locais históricos. Também será feito mapeamento de locações para o fortalecimento do setor audiovisual do município.
De acordo com a prefeitura, há ainda a expectativa de tornar o Caminho Niemeyer Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Isso porque o complexo tem sete obras do arquiteto, só perdendo para Brasília.
Publicidade
"O termo de cooperação nos dá a possibilidade de projetar o Caminho Niemeyer, que é tão importante para a nossa memória, e estabelece outros objetivos relacionados à preservação do patrimônio histórico de Niterói", destacou o prefeito Rodrigo Neves.

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias