Publicado 26/02/2021 15:19
A cidade histórica de Paraty, localizada na região da Costa Verde do Rio de Janeiro, completa 354 anos neste domingo, dia 28. O município considerado Patrimônio Histórico Nacional, preserva até hoje obras arquitetônicas. Um exemplo é o Centro Histórico de Paraty, onde os turistas enquanto caminham pelas pedras “pés-de-moleque” das ruas, com suas igrejas e casarões podem se transportar para época do Brasil colônia.
Paraty ainda se destaca por suas belezas naturais com cachoeiras e praias que possuem acesso pela estrada ou pelo mar. Outro atrativo da cidade é a gastronomia com diversas opções de restaurantes, o local oferece culinária internacional e também pratos da cozinha caiçara, com sua exuberância de peixes e frutos do mar.
Ano passado por conta da covid-19, a cidade ficou fechada por cinco meses com a entrada proibida de turistas durante esse período. O setor foi um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus, mas de acordo com o Secretário municipal de Turismo, José Carlos de Araújo, depois da reabertura gradativa, a movimentação voltou a acontecer.
“A cidade em um primeiro momento ficou fechada, totalmente vazia e foi uma situação muito difícil. Mas a partir do mês de agosto na abertura gradativa, com responsabilidade e cumprindo os protocolos todos, a movimentação assustadoramente voltou. Hoje está tudo caminhando dentro da normalidade, claro cumprindo os protocolos. Todo mundo com máscara, álcool em gel, sem aglomeração, o comércio fechando mais cedo”, explicou.
O secretário destacou que atualmente os ônibus e vans de turismo ainda estão proibidos de entrar na cidade. Porém, uma proposta para aumentar a flexibilização no setor de turismo será encaminhada ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) no próximo mês.
“A única restrição hoje é sobre ônibus e o chamado turismo bate e volta, pessoas que passam o dia e voltam a tarde. Mas agora a partir de março estamos encaminhando propostas ao Ministério Público para a flexibilização das viagens de turismo de qualidade, aqueles que dormem na cidade, que saem de barcos, que usam os restaurantes. Isso está sendo resolvido para o mês de março. A capacidade de ocupação atualmente na cidade é de 60 por cento. Tudo se normalizando pouco a pouco”, declarou o secretário.
Também devido à pandemia, o aniversário de emancipação política da cidade de Paraty, neste ano será comemorado com transmissões online pela página da Prefeitura de Paraty no Facebook: https://www.facebook.com/prefeituradeparaty. Ainda de acordo com o secretário José Carlos de Araújo, a programação tem duração de três dias e segue até 28 de fevereiro.
“Existe uma expectativa excelente para o aniversário. Não teremos nenhuma festa ostensiva. A programação conta com Culto de Ação de Graças, Sessão Solene na Câmara Municipal de Paraty, celebração do aniversário da Capitania dos Portos e lançamento da Sociedade Amigos da Marinha de Paraty, na Casa da Cultura de Paraty, apresentação de Orquestra Sinfônica na Igreja da Matriz e Missa Solene", finalizou.
Confira a programação completa dos eventos online do aniversário de Paraty:
26/02/2021 - 19h
Culto de Ação de Graças pelos 354 anos de emancipação política da cidade de Paraty, na Casa da Cultura de Paraty
Culto de Ação de Graças pelos 354 anos de emancipação política da cidade de Paraty, na Casa da Cultura de Paraty
27/02/2021 - 19h
Sessão Solene na Câmara Municipal de Paraty
Sessão Solene na Câmara Municipal de Paraty
28/02/2021 - 10h
Celebração do aniversário da Capitania dos Portos e lançamento da Sociedade Amigos da Marinha de Paraty (SOAMAR), na Casa da Cultura de Paraty
Celebração do aniversário da Capitania dos Portos e lançamento da Sociedade Amigos da Marinha de Paraty (SOAMAR), na Casa da Cultura de Paraty
28/02/2021 - 17h
Apresentação de Orquestra Sinfônica na Igreja da Matriz
Apresentação de Orquestra Sinfônica na Igreja da Matriz
28/02/2021 - 19h30
Missa Solene
Missa Solene
Leia mais
Comentários