Por gustavo.ribeiro

Rio - Fez em março 20 anos que o Programa Criança Viva cumpre o papel de formar crianças conscientes sobre o papel de cada um na sociedade. Promovido pelo TransÔnibus (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Nova Iguaçu), o projeto transmite ensinamentos sobre trânsito, meio ambiente, defesa civil, primeiros socorros, saúde, higiene e civismo, entre outros conceitos, para estudantes de escolas públicas das cidades que integram a área de atuação do sindicato.

TransitópolisDivulgação


As aulas são realizadas em uma área de 1.620 metros quadrados que simula uma minicidade de trânsito, apelidada de Transitópolis, dentro do 20º Batalhão de Polícia Militar de Mesquita. Na cidade projetada, há escola, hospital, lanchonete, praça, área de preservação ambiental, pavilhão com arquibancada para 100 pessoas, ponto de ônibus etc. Os alunos vivenciam situações de trânsito e cidadania.

Até o final de 2015, o Criança Viva levou seus ensinamentos para 127 mil estudantes. Em 1997, o Programa conquistou o 10º Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, na categoria Escola, em reconhecimento à proposta e ao alcance do programa. O Transônibus planeja uma festa na minicidade de Transitópolispara a criançada em virtude da comemoração dos 20 anos.

Você pode gostar